Afluência de turistas a Guimarães em níveis de pré-pandemia

A afluência de visitantes aos postos de turismo de Guimarães está ao nível dos dados registados em 2017 e 2018.

Os dados do relatório de actividade turística em Guimarães no verão, entre os meses de Junho e Agosto, comprovam os sinais de retoma da actividade turística após a fase de pandemia, com os números de afluência de visitantes aos postos de turismo a aproximarem-se dos anos de 2017 e 2018.
De acordo com os dados recolhidos e divulgados pela Divisão de Turismo, registou-se a afluência de 33.827 visitantes aos postos de turismo, aproximando-se dos resultados referentes aos anos de 2017 e 2018.
Espanha, França e Portugal figuram no topo da procura turística. Espanha, com uns expressivos 55,3% dos visitantes, mantém a posição de principal mercado emissor, seguindo-se o mercado francês com 18% e o mercado interno com 6,8%.

Destaque para França que após recuperar o segundo lugar nos principais mercados emissores para Guimarães, destronou o mercado interno que registou uma considerável descida.
A taxa de ocupação-quarto, referente ao sector da hotelaria, fixa-se nos 78% no período de Junho a Agosto, demonstrando assim uma expressiva subida em relação aos últimos anos, ao encontro do que sucede com o mercado turístico no território nacional.
À semelhança da hotelaria e dos Empreendimentos de Turismo de Habitação e no Espaço Rural, os estabelecimentos de alojamento local também registaram um claro aumento na taxa de ocupação, sendo que neste caso o acréscimo é bem superior 20% de 2021 para o presente ano.

No que respeita à visitação dos principais monumentos de Guimarães - Castelo de Guimarães e Paço dos Duques de Bragança, assim como de um conjunto de museus, designadamente o Museu Alberto Sampaio, Centro Internacional das Artes José de Guimarães e Casa da Memória de Guimarães, os resultados estão muito próximos dos registados entre 2017 e 2019 – aqueles que foram os melhores anos para o turismo de uma forma global. Comparativamente com igual período do ano transato, registou-se uma subida exponencial de cerca de 82%.


Marcações: turismo, afluência

Imprimir Email