Comboio esteve retido em Nespereira após ter sido "invadido" por indivíduos encapuzados

Um comboio que fazia a ligação Porto - Guimarães foi "invadido", no passado sábado à tarde, e esteve durante algum tempo parado no apeadeiro de Nespereira, após um grupo de cerca de 10 indivíduos, encapuzados, ter entrado nas composições, aparentemente com o intuito de filmar aquele momento, já que um deles tinha uma GoPro instalada na cabeça.

De acordo com informações obtidas pelo Grupo Santiago, o comboio saiu da estação de São Bento às 16h20 e dirigia-se a Guimarães, quando foi alvo do "ataque" em Nespereira.
Nesse apeadeiro, segundo o depoimento de um dos passageiros, "um indivíduo, que usava um chapéu preto e não tinha máscara, mal o comboio parou, entrou numa composição a correr e accionou um dispositivo de emergência". Nesse momento, terão surgido os outros indivíduos, ao que tudo indica todos do sexo masculino, e encapuzados.

Segundo o relato obtido pelo Grupo Santiago, "estavam todos muito bem organizados, dado que cada um parecia ter a sua tarefa estipulada". "Um deles movimentava-se como se estivesse a comandar o resto do grupo, enquanto outro que parecia ter uma t-shirt branca a tapar a cara ficou numa das portas da carruagem a "vigiar" os passageiros". "Não houve ameaças e os passageiros na sua maioria mantiveram-se calmos, não se apercebendo das comunicações entre eles se seriam ou não portugueses, tendo um deles uma câmara de vídeo GoPro presa na cabeça", observou, ao recordar que sentia-se apenas no interior das carruagens um intenso cheiro a tinta de spray. Poucos minutos depois desta "invasão" os indivíduos puseram-se em fuga.

Face a este incidente, os funcionários da CP alertaram a GNR que mobilizou meios para o local, desconhecendo-se até ao momento quais as diligências efectuadas. Uma fonte policial considerou que o incidente não passou de uma "brincadeira".

No entanto, ao que conseguimos apurar, o grupo tinha chegado ao apeadeiro de Nespereira no comboio oriundo do Porto que antecedeu aquele que foi invadido.

O Grupo Santiago procurou obter esclarecimentos sobre o sucedido junto da CP. O Departamento de Comunicação daquela empresa adiantou que está a proceder à recolha de informações para apurar o que efectivamente aconteceu, garantindo que fará o devido esclarecimento mais tarde.

Marcações: Nespereira, comboio invadido por encapuzados, Linha de Guimarães

Imprimir Email