PSD diz que Gualterianas têm programa "elitista"

O PSD considera que o programa da edição deste ano das Festas da Cidade e Gualterianas é "elitista".

Numa intervenção feita na reunião do executivo Municipal, Ricardo Araújo, do PSD, criticou um programa que definiu como de "pseudo intelectuais de esquerda".
Considerando que o programa das Festas Gualterianas tem um "certo fio condutor" da Feira Afonsina que chegou a ser retirada do Centro Histórico e da eliminação da Noite Branca, o representante dos social democratas considerou estar em causa aquilo que parece ser "um certo desprezo por aquilo que é mais popular da nossa cultura", criticando o facto do programa conter três programas de fado e não ser reeditada a «noite vimaranense»
"Ficamos um pouco desapontados e consideramos que importa não perder uma visão multidisciplinar e transversal da cultura e o próprio Presidente da Câmara acabou por revelar esta preocupação e até está disponível para reforçar a dimensão tradição popular das nossas festas e está até disponível para reforçar o orçamento", referiu.

Confrontado com as declarações do representante do PSD, o vereador da Cultura diz que não percebeu as críticas. Paulo Lopes Silva salientou que as Gualterianas têm um programa diversificado que se direcciona a vários públicos.
Realçando que "não entendeu a insatisfação que não foi concretizada" Paulo Lopes Silva disse estar "atento às dinâmicas e opiniões da população" tendo registado algumas reações menos favoráveis ao cartaz dos festejos.
"Aquilo que entendemos é que grande parte da reação gerada foi, essencialmente, pelos cabeças de cartaz, ou seja dos dois principais concertos", afirmou em que voltaria a apostar.

Ora, nesse contexto, o Vereador da Cultura lembrou que os referidos «cabeças de cartaz» "representam apenas 15% do investimento" feito num programa que tem a maior dotação de sempre com 250 mil euros.
"O restante do investimento é direccionado para a componente mais popular da festa, na componente associada à feira do artesanato, dos bombos, das bandas filarmónicas, do folclore, das concertinas, enfim da animação do espaço público mas também nos espaços de diversão e dos vendedores de rua, em toda a dimensão popular das festas que temos vindo a intensificar e densificar e em que este ano acrescentamos uma nova zona de gastronomia local", sublinhou.


Marcações: Gualterianas, Ricardo Araújo, Paulo Lopes Silva, elitista

Imprimir Email