O melhor da cozinha minhota vai a concurso no Minho Young Chef Award

A Comunidade Intermunicipal do Ave apresentou esta quinta-feira a 4ª edição do «MYCA – Minho Young Chef Award». Iniciativa que vai decorrer de 8 a 10 de Fevereiro, no Multiusos de Guimarães.

O evento destina-se a alunos, dos 16 aos 26 anos, de cursos de gastronomia de escolas da área da CIM do Ave, que serão desafiados a apresentar um prato referencial gastronómico do Minho e um prato inovador tendo por base a gastronomia do Minho. Neste concurso vão estar presentes 24 alunos de 11 escolas profissionais.

Destaque ainda para a estreia da nova categoria de chefe de pastelaria, que se junta às categorias de chefe de cozinha e chefe de sala e bar. 

Na apresentação da iniciativa, Marta Coutada Secretária Executiva da CIM do Ave, sublinhou que o objectivo principal é promover a identidade gastronómica da região.

O Presidente da CIM do Ave destacou o valor da gastronomia do Minho. Domingos Bragança lembrou ainda a qualidade dos produtos locais.

Paulo Queiroz, Coordenador Executivo do PROVERE Minho Inovação, lembrou que esta é uma das iniciativas que integra um projecto de 24 municípios do Minho e está incluído num investimento que chega aos 25 milhões de euros destes concelho para valorizar o turismo. Já Rafael Amorim, Secretário Geral da CIM Cávado, lembrou que esta iniciativa e de outras do género que abrange a região do Minho servem para valorizar a economia, numa vertente turística e gastronómica. 

Os vencedores da competição vão representar a região na competição internacional, que vai decorrer este ano na Noruega, onde os jovens chefes vão encontrar finalistas de concursos de toda a Europa.

Marcações: escolas, cozinha, Minho Young Chef Award

Imprimir Email