Quatro projectos para criar «Bairros saudáveis»

O Município de Guimarães apresentou, esta terça-feira, os quatro projecto «Bairros saudáveis». Trata-se de um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. 

Foi criado pelo Governo ao qual aderiu Guimarães através de projetos apresentados pela Fraterna - Palácio da Imaginação -, pela Associação de Solidariedade Social de Professores - Palácio da Imaginação-, pela Associação Academia da Razão - CriativaMente- e pela Associação Capivara Azul - 7 Bairros capitais / 7 Bairros culturais. 

A Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, sublinhou que este projectos promovem a saúde e têm a capacidade de "intervir onde existe vulnerabilidade". "São projectos diferentes que vão ao encontro das necessidades do território", acrescentou.

O representante do Programa Bairros Saudáveis, Aitor Varea Oro, destacou os desafios na "concretização" destes projectos. "Temos de ver uma mudança depois de executado o projecto. Ver se as pessoas que entraram na parceria saíram com mais capacidade, mais parceiros e mais acessos a recursos. Já temos a matéria-prima e vamos agora entrar no processo", disse o Aitor Varea Oro.    

Já o presidente da Câmara, Domingos Bragança, salientou o trabalho da comunidade em prol da "felicidade" e no "bem-estar" das pessoas.

 

Marcações: programa, Bairros Saudáveis

Imprimir Email