Empresários de restauração e comerciantes vão protestar sexta-feira na vila das Taipas

Em protesto contra a obrigatoriedade de encerrar às 13h00 nos próximos dois fins-de-semana, empresários do sector de restauração e bebidas e comerciantes vão manifestar-se na próxima sexta-feira, às 15h00, no recinto da feira semanal, na vila das Taipas.

A acção é justificada com "a desigualdade" da medida restritiva que consta no decreto de Estado de Emergência, abrangendo os estabelecimentos situados no concelho de Guimarães devido ao risco elevado de transmissão da Covid-19. "Os supermercados podem estar abertos e os restaurantes não! Qual é a diferença? Não somos todos iguais? Não acho justo! Se há recolher obrigatório devia ser para todos", questiona Rosa Esteves, impulsionadora desta acção de protesto e responsável por um restaurante localizado no centro da vila.

A empresária mostra-se revoltada com a existência de excepções previstas na lei ao recolher obrigatório, sendo uma delas: “Deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais”.

Para a impulsionadora do protesto, os restaurantes estão a ser "prejudicados porque é ao fim-de-semana que trabalham mais". "Durante a semana vive-se das diárias, mas ao fim-de-semana o movimento é maior, serve-se para fora, serve-se à carta e temos pessoas de idade que contam com os nossos serviços porque não têm outra rectaguarda", explicou, considerando que se a crise sanitária obriga ao recolher obrigatório "deveria ser para todos, para os negócios 'pequenos' e para os 'grandes'".

"Tenho falado com muitos comerciantes das Taipas e eles estão comigo, porque também não podem estar abertos", realça, indicando que a acção de protesto marcada para sexta-feira já foi comunicada à GNR das Taipas, tendo o pedido de licença seguido para a Câmara de Guimarães para que tudo decorra dentro da lei, em obediência às regras do Estado de Emergência. 

Marcações: empresários, restauração, estado de emergência, comerciantes

Imprimir Email