O Comércio de Guimarães comemora esta sexta-feira 136 anos de vida

O Comércio de Guimarães comemora esta sexta-feira 136 anos. Esta é uma efeméride que nos deixa naturalmente orgulhosos porque são raros os exemplos de tão longa e profícua vida de um órgão de comunicação social. E isso só é possível graças a duas premissas: por um lado, o trabalho de homens e mulheres que ao longo de 136 anos acreditaram e deram o seu contributo para que este projecto se cumprisse e, por outro, a sua validação pelos vimaranenses. Sem o reconhecimento da comunidade, não só este projecto não faria sentido como não teria conseguido trilhar o percurso e a obra que conseguiu construir.

O Comércio de Guimarães assinala 136 anos numa altura em que vivemos tempos difíceis e de muitas incertezas. Uma realidade imposta pela pandemia que nos obrigou a confinamento. Forçados ao teletrabalho pela Covid-19, não abandonamos o compromisso com a comunidade. Perante um adversário desconhecido que infecta e mata, continuamos a transmitir o pulsar da nossa Terra. Damos a conhecer o trabalho dos que estão na linha da frente na defesa da nossa saúde e das nossas vidas; divulgamos a vasta onda de solidariedade tão fundamental para a resistência às adversidades e que assegure uma vida digna a todos; visitamos instituições para perceber como enfrentam estes tempos complexos.
Damos a conhecer o presente, o regresso, lento, à normalidade possível, mas com os olhos postos no futuro. Porque a vida não pode parar, procuramos perceber que desafios temos pela frente para vencermos num mundo que jamais será como dantes. E, nessa perspectiva, acompanhamos o debate sobre os caminhos que temos de escolher e percorrer para renascermos mais fortes enquanto comunidade.

É certo que o tempo pós Covid-19 será diferente, com mais preponderância das novas tecnologias. Enquanto órgão de um grupo de comunicação social como é a Guimapress, S.A., estamos atentos às novas realidades. O nosso serviço público contempla plataformas digitais que procuram dar resposta aos novos tempos assegurando, dessa forma, informação a toda a comunidade vimaranense espalhada pelo mundo. Mas assegurando também o prazer àqueles que gostam de sentir a sensação única de folhear o jornal de papel...

Com a provecta idade que tem, O Comércio de Guimarães já vivenciou outras crises que gerações passadas souberam vencer. Estamos convictos de que será também esse o desenlace para o momento que vivemos. Sem abdicar de prosseguir um trabalho sério, empenhado e responsável, estamos certos de que continuaremos a ter a preferência dos vimaranenses a quem jamais nos cansaremos de servir.

Numa altura em que comemoramos 136 anos, fica a promessa de continuarmos a trabalhar conscientes da importância deste serviço público que prestamos, cientes da exposição ao natural escrutínio mas indiferentes às críticas de quem é tocado pela inveja de termos o reconhecimento e a preferência dos vimaranenses.

 

O Director

Marcações: O Comércio de Guimarães, 136 anos

Imprimir Email