VÍDEO: Pão de Santo António distribuído na igreja de São Domingos

Cumpriu-se a tradição. O pão de Santo António foi distribuído esta manhã, após a missa em sua honra realizada na igreja de São Domingos.

A 13 de Junho, em Guimarães, a Irmandade de Santo António, desde 1702, partilha o pão, símbolo da devoção ao santo português, que morreu em Pádua, em Itália, no ano de 1231.
Além da celebração matinal, a Irmandade de Santo António organiza também a partir das 21h30 o sermão Te-Deum, com a distribuição de cravos.

O santo português, que morreu em Pádua, em Itália, no ano de 1231, foi o primeiro professor de teologia na ordem fundada por São Francisco de Assis, tendo ficado famoso pelos seus sermões. Fernando de Bulhões comovia-se com a pobreza que terá distribuído aos pobres todo o pão que existia no convento em que vivia. O frade que estava incumbido de controlar os haveres na despensa deu pela falta do pão e pensou tratar-se de um roubo. Contou a Santo António a ausência de pão para as refeições e este mandou que verificasse novamente o local. Aí, o frade encontrou cestos repletos de pão, que serviu para os frades e para os pobres que ali pediam esmola.

Na devoção popular, o «Pão de Santo Antônio» continua a ter presente essa mensagem, havendo quem guarde uma parte desse pão para comer na Ceia de Natal. Há também quem o conserve com a fé de que, assim, nunca faltará em casa o que comer.

Marcações: Santo António, pão, distribuição, igreja de São Domingos

Imprimir Email