Vimaranense recuperou e reutilizou peças para construir bicicleta eléctrica inovadora

No dia 3 Junho assinala-se o Dia Mundial da Bicicleta. Antecipando a efeméride, partilhamos a paixão de um vimaranense pelos veículos de duas rodas. As peças das bicicletas e motorizadas parecem não ter segredos para Domingos Costa Marques, um autodidacta residente em Brito, incansável na busca e aperfeiçoamento de conhecimentos nos domínios da mecânica, electricidade e dos materiais.

Persistente e determinado na concretização dos seus propósitos, este vimaranense construiu uma bicicleta eléctrica, feita com peças obtidas no centro de reciclagem, com a particularidade do veículo estar equipado com um complexo sistema que proporciona autonomia às baterias.

"Era um bichinho que tinha na cabeça. Comecei a pensar nisto em 2014 e desenvolvi algumas experiências", contou, enquanto desmontava as peças da bicicleta, explicando cada uma das suas funções e a evolução conseguida para atingir o resultado esperado.

"Era eu que afinava os platinados da minha mota. Sempre gostei de ir à frente, na minha mocidade cheguei a ter uma Zundapp 3 que andava mais do que a Zundapp 5, porque sabia como devia fazer e encomendei um pistão mais largo e assim consegui concretizar a minha ideia", recordou, indicando que sempre procurou ultrapassar as adversidades "a trocar opiniões com quem percebia dos assuntos, a estudar pelos manuais e a fazer experiências".
Actualmente a gozar da merecida aposentação, após uma vida de trabalho em várias áreas de actividade, Domingos Costa Marques lançou-se na aventura de construir uma bicicleta eléctrica com as características capazes de colmatar as suas necessidades.

Com peças de veículos que tiveram já outra função, inventou um alternador que confere autonomia energética à bicicleta. "Posso ir e vir a Guimarães, para um lado ou para o outro, com mobilidade eléctrica, sem ter que estar dependente da existência de um sistema para carregar. Através do dínamo do alternador carrego as baterias, em andamento, mas também tenho o sistema que permite o carregamento ligado à tomada da electricidade", apontou, fazendo questão de elucidar que é um homem "que gosta de mexericar" e foi assim conseguiu desenvolver alguns "truques" para que as suas ideias possam brilhar.

"Gosto de percorrer os locais onde há peças de motos e bicicletas antigas. De conversar com quem percebe do assunto e tenho a sorte de me entender com o torneiro que faz as adaptações que preciso para as transformações", reconheceu, fazendo questão de frisar que não foi fácil encontrar as peças que lhe permitiram criar "um alternador, com dois volantes e dois magnéticos, conseguindo obter energia de 0 a 90 volts". E até as baterias foram recuperadas de uma antiga bicicleta eléctrica e, apesar de terem ficado "secas e sem função", graças a um "truque" foram recuperadas e prestam o desempenho esperado mal é accionado o sistema de mobilidade revelador de que a economia circular está presente no seu quotidiano, constituindo o exemplo deste vimaranense residente em Brito uma lição na estratégia de reutilizar, recuperar e reciclar materiais e produzir energia. "A circular a 26 km/h atinge os 68 volts e a 14 km/h 36 volts", declarou, sorridente, advertindo que tem a preocupação de "não queimar as baterias" que, curiosamente, ressuscitou.

Com 64 anos, Domingos Costa Marques reconhece que procurou as oportunidades que a vida lhe proporcionou. "Foi sempre bom aluno, mas naquele tempo o diploma da 4ª classe era certificado que nos obrigava a fazer à vida. Trabalhei muito desde tenra idade, acompanhando o meu pai na construção de ramadas e bardos, andei na construção civil - fui eu que fiz a minha casa - e até montei um negócio ligado à têxtil", lembrou, sendo notória a sua vontade indomável de dar forma e vida às ideias que agitam o seu sono. "É um bichinho que tenho e, por vezes, de noite, levanto-me e é aqui, na minha oficina, que faço as minhas invenções", concluiu.

Texto originalmente publicado na edição de 29 de Maio do jornal O Comércio de Guimarães.

 

Marcações: bicicleta, mobilidade, Dia Mundial da Bicicleta, reciclagem, economia circular

Imprimir Email