Estandarte do Regimento de Infantaria 20 está de regresso a Guimarães


O Estandarte do Regimento de Infantaria 20 está de regresso a Guimarães. O protocolo para a sua cedência ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta celebrado entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Exército, no âmbito das comemorações do Dia do Exército que decorrem em Guimarães.


O protocolo visa a cedência temporária do Estandarte por um período de cinco anos, renovável automaticamente por períodos anuais, comprometendo-se a Câmara Municipal de Guimarães a efectuar o restauro do estandarte no período de 18 meses.

A cerimónia, que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, foi carregada de enorme simbolismo e marcou o regresso do Estandarte às origens, ao fim de várias dezenas de anos.

Em representação do Município, o Vereador Fernando Seara de Sá sublinhou que “esta é uma forma de homenagear o esforço dos soldados que fizeram parte do Regimento e combateram na I Guerra Mundial”, evocando ainda “soldados esses que foram reconhecidos pela sua honra, bravura e coragem”. Seara de Sá mencionou também o empenho de Carlos Sousa e a Casa da Memória, na pessoa de Catarina Pereira, permitindo a concretização do momento.

No âmbito das mesmas comemorações, está patente no Paço dos Duques de Bragança uma exposição do Museu Militar do Porto que pode ser vista até ao próximo domingo.


Marcações: estandarte, Regimento de Infantaria 20

Imprimir Email