Greve da função pública em Guimarães afecta serviços Municipais e escolas



Os funcionários públicos estão em greve esta sexta-feira. Trata-se de uma paralisação convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública. O Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública Local, Baltazar Gonçalves, fala das motivações da greve. Desde logo, a reivindicação de aumentos salariais, reposição das horas extraordinárias, as 35 horas semanais para todos os sectores da função pública e a revisão das carreiras, entre outros.

Dados do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública Local referem que na Câmara de Guimarães a greve teve uma adesão de 60% na recolha de resíduos nocturna e 75% na recolha de limpeza diurna. Ainda nos serviços Municipais, o sector administrativo de atendimento ao público registou uma adesão de 70% e o Departamento de Obras Municipais, 50% e os electricistas 80%.

Ao nível do ensino as escolas Secundária Martins Sarmento e as EB2,3 Egas Moniz, João de Meira, Gil Vicente e D. Afonso Henriques e ainda a EB1 Oliveira do castelo estão sem aulas.

 

Notícia actualizada às 12h18

Marcações: greve, função pública

Imprimir Email