VÍDEO: Bombeiros das Taipas celebraram 131 anos

A moderna auto-escada, capaz de alcançar 54 metros, foi oficialmente inaugurada, esta terça-feira, na cerimónia evocativa dos 131 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas. É um equipamento para servir "o Concelho e o Distrito" assinalou o Presidente da Direcção, ao agradecer o apoio prestado pela Câmara de Guimarães para a sua aquisição, antes do baptismo que foi apadrinhado pelo presidente do Município, Domingos Bragança.

Para além da auto-escada, a corporação brindou ainda ao reforço de meios, proporcionado pela aquisição de uma nova ambulância, um novo veículo de transporte de doentes e uma auto-bomba, depois da homenagem prestada junto ao monumento ao Bombeiro, no centro da Vila, e das condecorações atribuídas a 20 elementos do corpo activo.
Neste dia festivo, o presidente da Assembleia Geral, José Luís Oliveira, agradeceu o contributo da Autarquia vimaranense e "pediu firmeza e esperança" aos membros do corpo activo, depois do ano passado ter sido marcado pelos incêndios florestais.

Museu aberto à comunidade

Os Bombeiros Voluntários das Taipas já dispõem de um espaço museológico - o Museu Padre Machado. A apresentação das colecções aos convidados coube a Conceição Marques, da Direcção da Associação Humanitária, numa exposição em que explicou que "o espaço museológico é o reconhecimento público aos antepassados, aos bombeiros que deram o seu contributo à corporação, integrando também o espólio de um taipense que nunca esqueceu a sua terra - José Custódio.
"O Museu é obra em primeiro lugar do nosso Presidente - o Sr. Padre Machado. A ideia é sua. Nós apenas ajudamos na sua concretização", vincou, referindo-se aos elementos dos órgãos sociais, comando e ao corpo de bombeiros. No próximo dia 18, Dia Internacional dos Museus, o espaço estará aberto ao público.

Imprimir Email