Guimarães inaugura Centro de Operações Integradas

O Município vai inaugurar esta segunda-feira, pelas 17 horas, o Centro de Operações Integradas (COI) de Guimarães, a funcionar no edifício da Ação Social em frente à Câmara Municipal.

De acordo com a nota da Autarquia, num único espaço físico estarão as funções operacionais dos serviços municipais que actuam nas áreas dos sistemas inteligentes, protecção civil, segurança, mobilidade, ambiente e os diversos operadores de infraestruturas da cidade.

O Centro de Operações Integradas (COI) é composto por uma sala de operações, onde se procede a monitorização da cidade em tempo real e coordenação de toda a actividade de gestão operacional e respetiva comunicação. Consta ainda uma sala de crise e coordenação que permite o acompanhamento de situações de maior complexidade, assim como uma sala para equipas de suporte, onde será realizado todo o trabalho de previsão, análise e preparação de situações expectáveis.

Toda a actividade do COI será suportada por uma infraestrutura passiva e ativa da rede de comunicação de dados e alimentação eléctrica com unidades de energia, para garantir a continuidade da operação, com as mais recentes tecnologias de informação e equipamentos, entre os quais se destacam a plataforma de inteligência urbana que integrará inúmeras fontes de informação, dashboards de gestão estratégica e de apoio operacional, sistemas de monitorização e posicionamento, um videowall, ecrãs interativos e sistemas de videoconferência.

Marcações: Centro de Operações Integradas de Guimarães

Imprimir Email