Hospital de Guimarães promove on-line projecto «Educar para Nascer»

O Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG) está a recorrer às plataformas digitais para desenvolver on-line o projecto “Educar para Nascer”.

Iniciado em janeiro deste ano, o projecto consiste na preparação dos pais para o parto e para a parentalidade (aplicável apenas a situações de gravidez de risco acompanhadas pelo HSOG), sendo feita através de um curso composto por 10 sessões de formação.

Na formação são apresentados vários conteúdos teórico-práticos relacionados com aspectos essenciais da gravidez, parto, amamentação, cuidados no pós-parto e com o recém-nascido, dinâmica do casal e família.

Durante o período de estado de emergência pela COVID-19 o hospital interrompeu o projecto, retomando-o agora com uma versão on-line, ou seja, formação à distância. Esta preparação para a parentalidade é feita por um grupo de enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica.

Em comunicado, o Hospital assinala que "o processo do nascimento é intrínseco ao viver da humanidade, influenciado pela cultura e meio em que a mulher se encontra inserida, razão pela qual, a gravidez, trabalho de parto, parto e puerpério são vivenciados com maior ou menor intensidade, reflectindo directa ou indirectamente a filosofia de vida de cada indivíduo".

"Para que a intervenção de enfermagem seja mais abrangente nesta etapa de vida marcante, é importante que os cuidados sejam direccionados no sentido de atender aos desejos da mulher/família, proporcionando um ambiente seguro, respeitando o bem-estar, a identidade e as suas preferências pessoais".

"Ao longo dos 9 meses de gravidez, os pais têm um tempo excecional para se prepararem e se consciencializarem das suas novas funções, novos papéis e para se tornarem capazes e responsáveis para cuidar do filho. Este processo de transição não só vem modificar a identidade, papéis, funções dos pais assim como de toda a família", alerta na referida nota enviada às redacções.

"O nascimento de um filho é o princípio de um processo de mudança que não envolve só o casal, mas todos os elementos da família. As alterações que começam com a gravidez ou até mesmo com o planeamento desta prolongam-se durante o período gestacional, parto e pós-parto, surgindo na família o conceito de parentalidade", acrescenta.

Marcações: Hospital de Guimarães, Maternidade

Imprimir Email