SpinPark deverá assumir gestão do Parque de Ciência e Tecnologia em Barco

A Associação Spinpark – Centro de Incubação de Base Tecnológica vai assumir a gestão do Parque de Ciência e Tecnologia, localizado na freguesia de Barco. É a solução encontrada pelo Conselho de Administração do Avepark para cumprir a legislação que retira competências às autarquias.
A Câmara de Guimarães ficará com o património, confiando à Universidade do Minho a execução da missão do equipamento considerado “estratégico” para o desenvolvimento da região.
Segundo a edição desta quarta-feira do jornal O Comércio de Guimarães, em reunião realizada na passada sexta-feira, o Conselho de Administração da AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia decidiu “iniciar o processo de dissolução da sociedade”, em cumprimento da legislação que retira competências às autarquias na gestão dos parques de ciência e tecnologia.

Citado por aquele jornal, o Vice-Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, revelou que, de acordo com a proposta aprovada por aquele órgão, a Autarquia “assume o património, adquirindo os terrenos e o edifício central, cedendo posteriormente a sua utilização em regime de comodato à Universidade do Minho, neste caso à Associação Spinppark –  Centro de Incubação de Base Tecnológica. Domingos Bragança que é membro do Conselho de Administração do Avepark em representação da Câmara fez questão de elucidar que “a Spinpark  é uma instituição que já existe, sendo a incubadora de empresas de base tecnológica  da responsabilidade da UM”. 

Desta forma, observou, “a Câmara entrega a gestão à associação, onde o principal accionista é a UM e esta entidade gere o imaterial, desenvolvendo todo o parque de ciência e tecnologia. O edifício central passa a ser da Câmara, assim como todos os outros lotes de terreno que têm de ser alienados para empresas de base tecnológica”.

Para Domingos Bragança é fundamental que “a Universidade do Minho continue a liderar o processo de expansão do parque de ciência e tecnologia”. “É bom percebermos que até agora quem geriu o Avepark foi a Universidade do Minho e pretendemos que isso continue a acontecer”, frisou. 
Para a execução da proposta que na próxima sexta-feira será submetida à apreciação da Assembleia Geral da ainda sociedade gestora, a Câmara de Guimarães celebrará um protocolo com a Spinpark, no âmbito do qual cederá as instalações do edifício central do Avepark para que esta associação cumpra a missão de promoção do parque, de incubação e de gestão do respectivo condomínio, cedendo para o efeito os três funcionários actualmente ao serviço (uma secretária, um técnico de informática e um jardineiro).

Embora ainda não esteja definido, o período apontado para o contrato de comodato será de 10 anos, devendo a solução  proposta ser apresentada à apreciação da Vereação e depois submetida à deliberação da Assembleia Municipal.


Marcações: Economia

Imprimir Email