Guimarães quer ser uma cidade mais sustentável, caminhável, verde e ciclável

A Câmara Municipal de Guimarães promoveu este sábado a apresentação dos estudos prévios dos projectos de requalificação para a Avenida D. João IV, Alameda de S. Dâmaso e Largo do Toural norte e Rua de Santo António. Foi numa sessão de esclarecimento e recolha de contributos realizada na Plataforma das Artes.

Os estudos apresentados apontam para o nivelamento das vias na Alameda de S. Dâmaso e Largo do Toural, lado norte e na Rua de Santo António, onde poderá haver um espaço verde e criando em toda a extensão uma zona 30 que promova a pedonalidade em segurança. Ainda para a Rua de Santo António é apontada a possibilidade de ser coberta, por forma a ter um centro comercial a «céu aberto».
Em relação à Alameda de S. Dâmaso, o estudo defende o aumento da área do bosque a toda a extensão da Alameda de S. Dâmaso.
Quanto à Avenida D. João IV, também se aponta para o nivelamento e redução da via que será de betuminoso com borracha para reduzir o ruído. Aponta-se ainda para o alargamento de passeios, ordenamento do estacionamento, mais espaço para cargas e descargas, criação de uma ciclovia e espaços verdes.
O objectivo é transformar a Avenida D. João IV numa artéria "contemporânea, inclusiva", podendo ter na rotunda, a estátua de Vimara Peres.

O Presidente da Câmara sublinha a importância de projectos que têm objectivos estruturantes em prol da construção de uma cidade mais amiga do ambiente.
Domingos Bragança tem consciência de que estão em causa alterações que não serão pacíficas, salientando que os estudos são preliminares e, por isso, abertos a alterações.
O Presidente da Câmara espera fechar a discussão este mês e avançar para a execução final dos projectos em Dezembro para, depois, lançar as obras a concurso para serem executados com comparticipação de fundos comunitários.


Marcações: projectos, apresentação, qualificação

Imprimir Email