CDU reuniu com a CIM do Ave e reclama título único intermodal

Uma delegação da CDU foi recebida pela CIM do Ave. O encontro teve lugar após ter sido aprovada a proposta da CDU que reclama a concretização de um título único intermodal de transporte para os territórios da CIM do Cávado e da CIM do Ave, abrangendo também a Área Metropolitana do Porto, nas Assembleias Municipais de Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão e Fafe.

Na opinião da CDU, só criando condições vantajosas é que as pessoas podem reduzir a utilização do transporte particular, sendo que o PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, iniciado em 2019, levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos, atraindo assim novos passageiros para o transporte público colectivo.
Para a CDU, o exemplo das Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa com a criação de um passe no valor máximo de 40€, que permite viajar em toda a área metropolitana sem ter de adquirir diferentes passes, conforme as operadoras que gerem o serviço, pode e deve ser replicado no distrito de Braga. Ainda segundo a CDU, a articulação da oferta de transportes entre as CIM do Cávado, CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto seria uma enorme mais-valia.
Este encontro permitiu aprofundar o conhecimento sobre o trabalho realizado pela CIM do Ave na aplicação do PART e os seus impactos na oferta de transportes, refere a CDU no seu comunicado.

A forma como tem vindo a decorrer a concessão AVE Mobilidade, que serve as populações de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela, e que entrou em vigor no dia 1 de Dezembro de 2022, foi também objecto de troca de impressões. A delegação da CDU partilhou queixas de utentes relativamente à falta de oferta. Relembrou também as queixas sobre as condições de trabalho e remunerações dos trabalhadores da concessionária Transdev.
A CDU considera que os presidentes das câmaras municipais e das CIM do Cávado e do Ave "precisam de empenhar-se, efectivamente, na concretização desta justa reivindicação das populações, mudando a postura passiva que, lamentavelmente, têm mantido ao longo do tempo".


Marcações: CIM do Ave, CDU

Imprimir Email