PS de Guimarães defende ligação a Braga por metro de superfície

A Comissão Concelhia de Guimarães do PS defende a ligação com a cidade de Braga através de metro ligeiro de superfície. Em comunicado, os socialistas vimaranenses consideram que "se o sistema BRT - Bus Rapid Transit, «Metrobus», em canal dedicado, parece ser claramente o mais adequado às necessidades e problemas de mobilidade urbana intra concelhia, cuja densificação de projecto tem que continuar, já a sua consolidação exclusiva para a ligação Guimarães-Braga não oferece competitividade no que diz respeito, desde logo, às distâncias-tempo em questão, constituindo uma ligação bastante mais demorada (cerca de 45’) que o serviço de ligação automóvel particular Guimarães-Braga (cerca de 20’) ou à EAV de Braga (30’)".

Certamente, prossegue o comunicado, que "um sistema BRT é mais barato que um sistema ferroviário ligeiro LRT - Light Rapid Transit. No entanto, o valor económico e de uso do LRT - Light Rapid Transit não pode ser considerado tendo apenas em vista o investimento imediato, mas, mais amplamente, tem de considerar a sua competitividade face ao transporte rodoviário individual e colectivo, desde logo considerando os ganhos de tempo nas ligações Guimarães-Braga e Guimarães-Estação de Alta Velocidade, susceptíveis de atraírem um muito maior número de passageiros e reconfigurar as relações dos cidadãos com um transporte coletivo ecologicamente sustentável e económica viável".
Para os socialistas de Guimarães e, complementarmente a um sistema ferroviário ligeiro LRT - Light Rapid Transit que ligue eficaz e rapidamente Guimarães a Braga, mas de modo essencial, exige-se um sério investimento de renovação da infraestrutura e ou do serviço da ligação Guimarães-Porto, reactivando a circulação de comboios rápidos, como o Alfa, capazes de conectarem Guimarães à EAV do Porto numa distância-tempo verdadeiramente competitiva e não nos actuais constrangedores 67’, em comboio urbano, ou 54’ em comboio intercidades, ainda que com raros horários".

Para o PS de Guimarães, o Concelho "não pode ficar para trás no investimento ferroviário nacional e tem que exigir o melhor para hoje mas, sobretudo, para um futuro em que queremos que Guimarães seja crescentemente competitivo e atractivo, sem se deixar encadear pelos valores de investimento exigíveis, vulgares nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, mas, incompreensivelmente e com efeitos nefastos na coesão nacional, cada vez mais difíceis de exigir para o resto do País".


Marcações: PS , metro , superfície

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