Presidente do PSD de Guimarães reuniu com a Presidente da AAUM

O Presidente do PSD de Guimarães, Ricardo Araújo, acompanhado por uma delegação da JSD, liderada pelo seu Presidente André Ferreira, reuniu com a Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho Margarida Isaías.

Na agenda da reunião constaram temas como a integração dos estudantes universitários na comunidade vimaranense, o alojamento para estudantes, transportes públicos, emprego e fixação do talento em Guimarães.
Para Ricardo Araújo “é importante criar condições para uma melhor integração e envolvimento da Academia na vida do Concelho, e para alcançar esse objectivo é determinante estabelecer um canal de diálogo regular e directo com a AAUM”.
De igual forma, voltou a defender como “prioritário e fundamental Guimarães desenvolver uma estratégia que potencie um ecossistema capaz de reter em Guimarães parte do talento formado na Academia no final do ciclo de estudos, integrando-o na economia local através das nossas empresas, fomentando o empreendedorismo, captando investimento externo em áreas de forte valor acrescentado e desenvolvendo parcerias e projectos entre a Autarquia, a Academia e as empresas".

O Presidente do PSD de Guimarães defendeu ainda “a nossa ambição de voltar a transformar Guimarães num Concelho atractivo para os jovens estudarem, trabalharem
e viverem. Temos de criar as condições para a fixação e atração de jovens talentos nomeadamente os que saem das nossas instituições de ensino superior. Queremos, no
horizonte de uma década, que Guimarães volte a ser conhecida como uma Cidade Jovem. Para isso temos de construir e implementar, em conjunto com os jovens, uma política de juventude transversal, que afirme como prioritária a implementação de programas que visem a criação de oportunidades para garantir a autonomia e emancipação da juventude, em contexto de qualidade”.

Na deslocação à sede da AAUM, em Azurém, a delegação do PSD e da JSD teve ainda a oportunidade de visitar e conhecer os espaços que brevemente estarão à disposição dos estudantes de Guimarães, depois das obras de renovação que foram realizadas recentemente, criando novas valências, zonas de convívio e estudo.


Marcações: PSD de Guimarães, AAUM, JSD

Imprimir Email