JSD de Guimarães crítica políticas municipais para a mobilidade

A Juventude Social Democrata (JSD) de Guimarães lançou esta quarta-feira críticas à política do Município para os transportes públicos. Em comunicado, a JSD de Guimarães adiantou que "tem recebido ultimamente várias mensagens e pedidos de jovens vimaranenses que estão preocupados com a atual situação de transportes que o Município oferece, conforme as suas atribuições legais na Lei N.º 75/2013". 

"A questão dos transportes  tem sido sucessivamente um ponto fraco dos executivos socialistas, porém, encontra-se  numa situação cada vez pior e as mudanças nos serviços são imperceptíveis e confusas. Depois de um ano de 2022 marcado pelas inúmeras queixas e desconforto para com a operadora Guimabus, quer pela sua falta de eficiência, quer pela sua fraca oferta, não se verificou uma “revolução no transporte público em Guimarães”, como o enalteceu a vereadora Sofia Ferreira em dezembro de 2021", lê-se.

A mesma nota acrescenta que a Câmara Municipal de Guimarães "sabe que não foi um ano positivo ao nível dos transportes e comunicações". "Em dezembro de 2022, entrou em vigor uma nova concessão de transporte público com a  Ave Mobilidade, empresa da Transdev. Esta nova concessão servirá os oito concelhos da  Comunidade Intermunicipal do Ave, prometendo um serviço mais moderno e confortável.  Assim, será suposto que a Ave Mobilidade sirva com rigor a CIM do Ave. Porém, estão a surgir vários problemas. Os passes dos estudantes e idosos (mais de 65 anos) não estão a ser aceites pelos operadores da Ave Mobilidade, obrigando as pessoas a adquirem um bilhete. Vários utilizadores foram apanhados de surpresa, o que os prejudicou. A União de Freguesias  de Atães e Rendufe e a Junta de Freguesia de S. Torcato já denunciaram a situação com natural desagrado", apontou. 

A JSD de Guimarães referiu ainda que esta situação "é ainda mais agudizada pelo facto de o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, ser o actual Presidente da CIM do Ave, o que torna tudo isto ainda mais vergonhoso". "O Presidente deve explicações aos vimaranenses sobre como esta trapalhada se passa no município ao qual preside. Quando em dezembro de 2022, foi apresentada esta concessão, Domingos Bragança demonstrou as suas altas expectativas para com um bom serviço da Ave Mobilidade. Tais desejos manifestaram-se em obrigar munícipes a pagar um bilhete, independentemente de terem ou não passe. Está na hora do Município começar a agir e não a reagir e de fazer jus às suas promessas altamente comunicadas, mas raramente praticadas.Os jovens poderão sempre contar com o apoio da JSD Guimarães como a sua verdadeira voz", defende a Juventude Social Democrata.

Marcações: Juventude Social Democrata

Imprimir Email