Construção do posto da GNR de Lordelo começa no início de 2023

O posto da GNR de Lordelo começará a ser construído no início do próximo ano para ser inaugurado em meados de 2024, representando um investimento de cerca de 1 milhão e 300 mil euros.

A previsão foi assumida pelo Ministro da Administração Interna que presidiu esta segunda-feira à cerimónia de assinatura do contrato interadministrativo entre o Município de Guimarães, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Lordelo.

"É uma obra que assinala a importância do reforço da cooperação entre a Administração Central, os Municípios e as forças e serviços de segurança'', assinalou José Luís Carneiro, na sessão realizada no salão nobre do Município. "Em boa hora, fomos capazes de unir esforços para darmos as melhores condições a quem tem a responsabilidade de garantir a segurança de pessoas e bens neste concelho, mas também melhores condições de atendimento e de serviço às populações que aqui residem, trabalham e que aqui decidem investir", afirmou o governante, acrescentando que "a parceria com o Município permitirá a realização de uma empreitada, com um investimento de um milhão e 300 mil euros".

"Este posto será mais um exemplo do reforço do investimento na melhoria das condições de vida, dos recursos humanos que fazem o corpo da GNR e que tanto valorizamos, não apenas na materialização de objectivos concretos de dignificação das condições para o exercício da sua actividade profissional, como também valorizamos do ponto de vista do seu rejuvenescimento. É esta política de investimentos centrada no reforço e na valorização dos recursos humanos e nas suas condições de trabalho de todos os elementos das forças de segurança que constitui uma prioridade e talvez a primeira na hierarquia de prioridades do Ministério da Administração Interna", vincou José Luís Carneiro, após ter assinado a homologação do contrato celebrado pelo Município, vincando que ele representa "as mudanças que estão em curso, assentes na melhoria das infraestruturas, dos equipamentos para dignificar as funções policiais e por outro lado o rejuvenescimento e o fortalecimento das condições humanas para corresponder ao policiamento de proximidade e de maior visibilidade".

Com o objectivo de "melhorar as infraestruturas das forças e serviços que cuidam da segurança colectiva e que constituem o primeiro e mais importante alicerce do Estado''.

O Ministro da Administração Interna reiterou que o posto da GNR das Taipas também vai receber obras de reabilitação, num processo que decorre em articulação com a autarquia vimaranense.

O Presidente da Câmara agradeceu o empenho de José Luís Carneiro na concretização do contrato que permitirá a construção do novo edifício, na zona do parque industrial de Mide, na vila de Lordelo. "Estabelece as condições para que o posto da GNR de Lordelo seja brevemente uma realidade", disse, recordando que, em 2018, foi assinado o protocolo de colaboração para iniciar o procedimento para avançar com o projecto e respectiva validação com o envolvimento da GNR. "A obra será executada pelo Município e depois transferida em regime de comodato", observou Domingos Bragança, esclarecendo que o processo está numa fase adiantada. "O concurso já está numa fase de adjudicação. Já encontramos concorrente. O empreiteiro para fazer esta obra. Estávamos dependentes desta fase para procedermos à assinatura do contrato para a execução da empreitada e remeter o processo ao Tribunal de Contas", precisou o Presidente da Câmara, indicando que "se tudo correr bem a obra poderá começar no primeiro trimestre do próximo ano".

Na sua intervenção, Domingos Bragança destacou que os agentes de segurança têm de ter as condições adequadas para estarem ainda mais motivados no exercício das suas funções.

A sessão assinatura do contrato interadministrativo para construção do posto da GNR de Lordelo contou ainda com as presenças do Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna, Marcelo Mendonça de Carvalho e do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia.

 

Marcações: posto da GNR de Lordelo , Ministro da Administração Interna

Imprimir Email