PCP: De Braga a Guimarães, a bicicleta vence o comboio

O PCP organizou esta quinta-feira uma viagem entre as cidades de Guimarães e Braga. Trata-se de uma iniciativa que tem a particularidade de promover em simultâneo o percurso de comboio e bicicleta.

José Torcato Ribeiro, da concelhia do PCP de Guimarães, falou de uma iniciativa que tem por objectivo provar que é mais rápida a viagem de bicicleta. "O objectivo desta iniciativa é relembrar que este assunto é importante para a nossa região e para o nosso quadrilátero. Esta iniciativa foi diferente das anteriores, porque introduzimos a bicicleta num circuito paralelo ao nosso. Há uma diferença abismal no tempo percorrido. E porquê que é mais rápido? Porque a ligação que temos por ferrovia não é eficaz. Logo à partida esta opção fica de parte quer de um lado quer do outro", afirmou o comunista.

A viagem de bicicleta foi feita por João Oliveira, de 65 anos. Já por via férrea seguiram José Torcato Ribeira e a Vereadora da Câmara de Braga. Bárbara Barros lembra que a proposta de ligação ferroviária directa entre Guimarães e Braga  é a solução mais barata e mais fácil de implementar. "A ligação entre Braga e Guimarães é uma prioridade que queremos assumir. Hoje temos ouvido discussões sobre apostas noutros sistemas, como é exemplo o BRT, são soluções muito mais caras do que aproveitar as infraestruturas que já existem de ferrovia e depois com o fecho da malha com Famalicão e Barcelos", apontou.  

A viagem entre a estação da CP de Braga e a estação da CP em Guimarães demorou mais de duas horas por comboio, permitindo que a comitiva comunista visitasse o Museu Ferroviário de Lousado enquanto aguardavam pelo comboio que saiu do Porto. Já a viagem de bicicleta teve a duração de uma 1h15 minutos. 

De resto, o PCP já fez saber que voltará a apresentar a proposta de ligação ferroviária directa entre Guimarães e Braga no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023.

 

Marcações: PCP

Imprimir Email