Vereação Municipal vota comissão de comemoração do centenário de Santos Simões

O Executivo Municipal de Guimarães vai discutir e votar na sua próxima reunião uma proposta para a constituição da Comissão Organizadora da Comemoração do centenário do nascimento de Joaquim dos Santos Simões.

Na referida proposta salienta-se que o antigo Presidente da Sociedade Martins Sarmento foi uma “referência incontornável na cultura, na política e na sociedade portuguesa, símbolo da resistência ao fascismo; professor emérito, intelectual humanista, que dedicou a vida ao bem comum, alicerçado em ideias de liberdade e de justiça, com vista à promoção social e cultural dos mais desfavorecidos, à criação de condições de igualdade entre os cidadãos e, sobretudo, à conquista de liberdades cívicas e políticas".
O centenário de nascimento de Joaquim Santos Simões assinala-se a 12 de Agosto de 2023, sendo propósito da Câmara Municipal de Guimarães promover um conjunto de manifestações que celebrem a sua vida e legado.

A comissão proposta integra familiares e representantes de entidades às quais Joaquim Santos Simões se dedicou e individualidades que com ele mais de próximo contactaram.
A proposta tem a seguinte constituição: Município de Guimarães, representado pelo Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva; Família de Santos Simões, representada por sua filha, Dra. Isabel dos Santos Simões; Agrupamento de Escolas Santos Simões; Arquivo Municipal Alfredo Pimenta; Associação de Estudantes da Universidade de Coimbra; Biblioteca Municipal Raul Brandão; Casa Família Oliveira Guimarães; CERCIGUI; Cineclube de Guimarães; Círculo de Arte e Recreio; Comissão do Centenário dos Democratas de Braga, Convívio – Associação Cultural; Escola Secundária Francisco de Holanda; Freguesia de Espinhal; Infantário Nuno Simões; Município de Penela; Sociedade Martins Sarmento; Sociedade Musical de Guimarães; Universidade do Minho; António Emílio; Carlos Poças Falcão; António Gama Brandão; Henrique Barreto Nunes; José Manuel Mendes; Fernando Miguel. Foram, ainda, convidadas o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra e a Universidade de Coimbra.
Joaquim Santos Simões faleceu a 23 de Junho de 2004.

Referência também para a proposta de iluminações natalícias nas vilas do Concelho de Guimarães.

A reunião tem inícioo às 10h00.


Marcações: Santos Simões, Vereação Municipal

Imprimir Email