Alta velocidade: "O importante é construir um tramo de Guimarães à futura estação", defende Presidente da Câmara

O Presidente da Câmara garante que está a trabalhar com o Governo o "tramo" para a ligação ferroviária de Guimarães à nova estação da rede de alta velocidade.

Durante a reunião do Executivo, ao responder à intervenção do vereador do PSD, Ricardo Araújo, Domingos Bragança informou que o Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal esteve recentemente em Guimarães onde trabalhou "a possibilidade de ligação por eixo ferroviário à futura estação de alta velocidade".

"Tenho estado a trabalhar com os diversos responsáveis do Governo", continuou, lembrando que sempre defendeu que Guimarães "tem ter uma ligação por eixo ferroviário à futura estação de alta velocidade e que essa nova estação deverá ficar o mais equidistante possível dos concelhos de Guimarães, Famalicão e Braga". "É esse trabalho que tenho feito. Não basta querer, é preciso fundamentar tecnicamente, porque este canal Porto-Vigo está a ser trabalhado há mais de 30 anos em termos de percurso", continuou, indicando que o traçado está orientado no sentido do aeroporto Francisco Sá Carneiro, sendo "improvável o desvio para Guimarães". "O importante é construir um tramo de Guimarães à futura estação de alta velocidade. Quanto mais se aproximar de Guimarães melhor", sublinhou, garantindo que é um trabalho que está em curso.

Em declarações aos jornalistas, Domingos Bragança desafiou: "Faço uma proposta a todos os partidos políticos e a todos os protagonistas sociais e económicos que, em vez de falarem em desânimo, falem no que será a nossa argumentação para em conjunto defendermos a ligação de Guimarães à alta velocidade". "O pior que pode acontecer é passar a ideia de que Guimarães vai ficar fora, como se alta velocidade fosse a passagem da linha férrea por cá. Desde a primeira hora disse que é preciso que todas as forças políticas, económicas e sociais estejam neste grande projecto para o futuro e defini como prioridade que Guimarães será o portal de entrada para o eixo de alta velocidade com a Comunidade Intermunicipal do Ave e os municípios do interior desta região", declarou, acrescentando: "Há muito caminho e obstáculos a vencer, mas sou persistente."

Questionado sobre a localização da futura estação de alta velocidade que gostaria de ver contemplada no projecto, Domingos Bragança afirmou que indicou a freguesia de Escudeiros, em Braga, vizinha da freguesia vimaranense de Leitões, porque "traria equidistância entre Braga, Guimarães e Famalicão". Porém, apontou: "O aeroporto está na Maia e a zona portuária em Matosinhos; queremos trazer o canal do aeroporto o mais para o interior possível, para essa equidistância. Mas é um trabalho difícil."

Confrontado com a possibilidade da nova estação vir a ser construída a Oeste da cidade de Braga, o autarca respondeu: "Para Guimarães, o importante é estar ligado à futura estação de alta velocidade por eixo ferroviário. Isso é o que com pragmatismo poderemos conseguir e será esse o meu trabalho. O Ministro das Infraestruturas aceitou trabalhar em projecto a ligação à futura estação de alta velocidade por eixo ferroviário, com a IP o trabalho está a ser feito, assim como na Câmara de Guimarães. Se estivermos a pensar que o mais importante é que esteja a um ou dois quilómetros de Guimarães, isso pode não nos levar a lado nenhum. A indicação de Escudeiros era a situação que poderia ter condições técnicas, mas o corredor neste momento não passa por essa freguesia. Mas, não está nada decidido em definitivo. O projecto Porto- Lisboa é que foi apresentado e não deixa de ser curioso Guimarães ter sido referido duas vezes. Está na preocupação da IP e do Plano Ferroviário Nacional o concelho de Guimarães, agora é um trabalho que tem de envolver todos. Se todas as forças políticas não estiverem com este projecto, não conseguiremos. Têm de perceber em Lisboa que é um projecto de Guimarães, por inteiro, de toda a CIM do Ave e de toda uma região interior a Guimarães".

 

Marcações: alta velocidade, reuniao do executivo vimaranense

Imprimir Email