Piscinas dos Bombeiros de Guimarães serão comunitárias e acessíveis a todos; projecto foi apresentado à vereação

O projecto de requalificação do edifício das piscinas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (AHBVG) foi apresentado esta segunda-feira no início da reunião do Executivo vimaranense.

O Presidente da Câmara justificou a iniciativa com o apoio significativo que o Município concede à Instituição para a execução da obra. "As piscinas dos bombeiros são essencialmente comunitárias", reiterou Domingos Bragança, ao contextualizar a apresentação da proposta de intervenção no edifício à vereação.

O Presidente da direcção da Instituição fez questão de agradecer ao Executivo a atribuição por unanimidade do subsídio no valor de um milhão 300 mil euros, garantindo que "todas as receitas" geradas pelo funcionamento do remodelado equipamento serão "injectadas na operacionalidade dos bombeiros". "No ano passado, registamos uma média diária de 35 ocorrências, num aumento de solicitações que exigem mais recursos operacionais para conseguirmos dar uma resposta de excelência à comunidade", vincou João Pedro Castro, destacando que a requalificação das piscinas permitirá corresponder aos anseios de utilização da população, cobrindo todas as faixas etárias.

"A concretização do projecto permitirá também promover o comércio local que foi afectado com o encerramento deste serviço", continuou o responsável.

O arquitecto Manuel Roque traçou algumas das linhas condutoras do projecto, explicando que a remodelação do edifício surgirá sustentada numa reorganização do espaço, mantendo-se os dois tanques, com a criação de novas áreas que possam ser utilizadas para gerar receitas para a instituição. "As actuais bancadas serão demolidas e a entrada principal no edifício terá um novo desenho, com o realojamento do quiosque", explicou, acrescentando que está prevista uma segunda entrada para dar acesso ao piso superior, onde de será criada uma área destinada a comércio e serviços.

"As piscinas neste momento não cumprem o que é exigido por lei, mas com a remodelação todos os requisitos serão cumpridos", garantiu, realçando que a reorganização do espaço aumentará a área funcional, nomeadamente com a possibilidade de instalação de uma zona de ginásio sobre o tanque de menor dimensão.

Com a intervenção, as piscinas deixarão de ter bancada, mas estará assegurada a possibilidade de assistência das actividades por parte dos acompanhantes. "As piscinas não terão a finalidade de corresponder às exigências de provas desportivas", esclareceu.

O vereador do PSD, Bruno Fernandes, realçou a importância do projecto que "a população aguardava há muito tempo". "Há uma ligação sentimental àquele equipamento. Felicitamos a direção por retomar o projecto que é um contributo para incrementar a dinâmica de cidade, sendo as piscinas um ponto de encontro que depois terá reflexos na dinâmica do comércio", frisou.

Já o vereador do PSD, Ricardo Araújo, salientou que "há uma necessidade óbvia de mais espaços para a prática de desportos aquáticos". "As piscinas são um espaço emblemático", continuou, ao apontar que a localização do edifício permitirá a dinamização de um espaço central. O representante sugeriu que o Município estabeleça um protocolo em que seja salvaguardada a finalidade e os termos de utilização do equipamento. “Este investimento permitirá contribuir para um aumento da receita dos bombeiros, por vezes estas intenções até trazem custos e os resultados não são o que se esperam”, manifestou.

O Presidente da Câmara mostrou-se esperançado que "a obra entre em execução o mais rapidamente possível". "A propriedade das piscinas é dos bombeiros, mas sempre tiveram o equipamento ao serviço da comunidade. Os bombeiros entenderam dar maior prioridade à criação de uma oferta vocacionada para a comunidade, para servir a aprendizagem da natação, favorecer o bem-estar, manutenção e saúde das populações", realçou.

Marcações: reuniao do executivo vimaranense, piscinas dos bombeiros

Imprimir Email