Campus da Justiça de Guimarães em 'stand-by' até avaliação

O Secretário de Estado da Justiça avançou hoje que a construção do edifício do novo campus da justiça de Guimarães ainda vai ser alvo de análise, ficando desta forma em 'stand-by'. À margem da evocativa dos 25 anos do TRIAVE - Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa. Jorge Alves Costa não quis avançar um prazo para a execução deste projecto, sublinhando que espera por uma "matriz de avaliação para todo o país" para definir as prioridades de investimento.

"Pedimos uma grelha, uma matriz para termos uma melhor noção do estado de cada um dos tribunais deste país, porque temos situações muito variadas. Temos situações a reclamar pequeníssimas reparações, temos outras a reclamar recuperação e há situações também a reclamar e exigir obra nova. Portanto, é através deste instrumento, dessa ferramenta, que é uma matriz de avaliação, que depois iremos analisar, ver qual é o impacto financeiro que cada uma das medidas vai implicar, porque também temos que ter aqui presente uma realidade muito crua: há tribunais atuais a exigir uma intervenção rápida e imediata, sendo que a esses temos que acudir com a maior brevidade», explicou o governante.

Assumindo que "Guimarães está a par de outras situações a merecer atenção", o governante acrescentou que está marcada para Setembro uma nova reunião com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães para abordar o novo campus da justiça de Guimarães. 

Recorde-se que em 2019, o Município e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça assinaram um protocolo para a construção de um novo Tribunal. O projecto envolve um investimento de 10 milhões de euros assumido pelo Governo para a construção de um edifício judicial no Lugar do Outeiro, em Mesão Frio, junto à Academia de Ginástica, cujo terreno para a construção do novo edifício foi cedido pelo Município.

Marcações: Campus da Justiça, Jorge Alves Costa, Secretário de Estado da Justiça

Imprimir Email