PSD de Guimarães reflecte com autarcas reversão das agregações de freguesias

A Comissão Política do PSD realizou recentemente uma ronda de reuniões com os seus autarcas das freguesias do concelho de Guimarães. Em comunicado, os social democratas dizem que o objectivo foi "partilhar e analisar a legislação recentemente aprovada que regula a nova lei-quadro de criação, modificação e extinção de freguesias".

No documento, o PSD recorda que "sempre defendeu que a agregação de freguesias deveria ter por base o interesse público, a vontade popular e dos seus órgãos eleitos e não os interesses dos municípios e dos partidos que os governam".
Os social democratas de Guimarães lembram ainda que "na reforma administrativa que conduziu à agregação de freguesias, a posição do PSD foi de discordância sobre a metodologia adoptada pela Câmara Municipal que claramente teve como princípio o interesse partidário e não a defesa do interesse das freguesias".

Perante esta nova lei-quadro, o PSD "desafia os autarcas a efectuar uma reflexão em cada união de freguesias que permita fazer um balanço do funcionamento destes novos órgãos administrativos, bem como avaliar da pertinência de se proceder a uma alteração do modelo administrativo existente".


Marcações: Freguesias, PSD , reversão, agregação

Imprimir Email