Regresso das Festas Gualterianas e da Feira Afonsina está a ser preparado pela Câmara de Guimarães

A Câmara de Guimarães está a preparar o regresso este ano das Festas da Cidade e Gualterianas e da Feira Afonsina. A revelação foi feita à margem da proposta de atribuição dos apoios financeiros para as festas que se realizam no primeiro quadrimestre deste ano, aprovada por unanimidade na reunião do Executivo vimaranense.

Em declarações prestadas aos jornalistas, o Vereador da Cultura adiantou que o Município está a "trabalhar nestes dois momentos do calendário cultural da Cidade". "Em breve falaremos com detalhe sobre a Feira Afonsina porque estamos a estudar a área para a sua implantação e a sua adaptação para práticas em que as pessoas se sintam mais confortáveis do ponto de vista da higiene e segurança", explicou Paulo Lopes Silva, indicando que as Festas Gualterianas e da Cidade deverão regressar "com o formato normal e os números habituais". "Vamos reunir com as entidades representativas dos diferentes sectores de actividade, ligados ao turismo para com eles discutirmos estas estratégias de retoma. As Gualterianas estão a ser pensadas para voltarem ao modelo que temos, com a implantação das animações itinerantes, dos comerciantes itinerantes, da feira de artesanato e da restauração de rua. Será o regresso ao que tínhamos antes da pandemia nos ter impedido de concretizar nesse formato", precisou.
Quanto à Feira Afonsina, o Vereador da Cultura assumiu a retoma deste evento, assinalando-se os 900 anos da Batalha de São Mamede, "tornando-se central este período enquanto acontecimento marcante para a história do País, com as jornadas históricas, com a feira, com a sessão do 24 de junho e com um trabalho muito centrado na Batalha de São Mamede e da sua importância para a história do País".
"Mesmo que não existam limitações formais", continuou, "há a necessidade de olharmos para a segurança e para a forma como as pessoas se integram nestes eventos e acautelarmos a participação das pessoas sem receios, retomando esta actividade".

O responsável começou por registar a "satisfação" do Município "perante o regresso da normalidade nas festas de interesse concelhio, nas festividades, na expressão da cultura popular e da nossa tradição nos vários pontos do concelho". "Esta proposta pretende sinalizar ainda que de forma algo cautelosa esse regresso para as festas do primeiro quadrimestre", acrescentou, observando que no final deste primeiro quadrimestre do ano será feita "novamente uma avaliação, contactando as entidades, para perceber a intenção de concretização das festividades e ser possível atribuir os apoios a essas festas".
"Paralelamente, estamos a avançar com todos os procedimentos necessários para a concretização das Festas da Cidade e Gualterianas para que este ano já aconteçam da forma mais normal possível", disse. "Este regresso é motivo de grande satisfação para nós e para a população que tem vindo até de forma espontânea a expressar essa vontade de manifestar a cultura popular, como temos assistido aos domingos no Largo do Toural. Registamos essas expressões com grande satisfação. Este é o sinal de confiança para que essas expressões retomem também com normalidade", afirmou.

De acordo com a proposta, o Município atribuiu apoios pela sua "inestimável relevância cultural e turística" às Festas de São Sebastião, em Serzedo (600 euros), à Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, na freguesia de Barco (1000 euros), às Festas de Nossa Senhora da Luz (600 euros) e à Festa de Carnaval de Pevidém (7 mil 500 euros), contando a título excecional "de um aumento de seis mil euros no subsídio habitual, justificado pela oportunidade de comemoração do Carnaval de forma diferenciada, através do programa “Domingão”, emitido pela SIC, que incluiu reportagens nas freguesias de Candoso S. Martinho, Selho S. Jorge, Selho S. Cristóvão, Gondar e Serzedelo".

Marcações: Feira Afonsina, Festas Gualterianas, festas de interesse concelhio

Imprimir Email