GUALTERIANAS 2023: Ritmo das festas aumenta a partir de hoje

As Festas Gualterianas já marcam o ritmo da Cidade, embora os dias fortes da programação cultural ainda estejam para chegar. Entre a próxima sexta-feira e segunda-feira, vimaranenses e forasteiros dão sentido aos seculares festejos em honra de São Gualter. Há concertos, animação de rua, o concurso pecuário e até a procissão em honra do discípulo de São Francisco de Assis, numa celebração da tradição e abertura aos novos tempos, na qual a Batalha das Flores e a Marcha Gualteriana prometem ser os eventos mais concorridos.

A partir desta sexta-feira, às 17h00 e 21h00, há lugar para a actuação de Crassh_Recycled pelas ruas da Cidade, fazendo-se ouvir pelas 18h30 os ecos do desfile e concentração de Grupos de Bombos, com a presença dos «Amigos da Borga», «Mestre Zé», «Os Completos» e «Teixeira e Lopes». Pelas 21h00, há a primeira noite de fado, com a actuação de «Fado 1111» com temas da canção de Coimbra, no Largo de Donães. Pelas 22h00, no Largo do Toural realiza-se o Festival de Folclore.

Nessa noite, na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade, sobem ao palco a atriz e cantora Soraia Tavares e também aquele que é um dos mais reputados artistas da sua geração, AGIR, às 21h30 e 22h30, respetivamente. 

No dia seguinte, sábado, a manhã será preenchida com a Feira de Gado e Concurso Pecuário, no Campo de São Mamede, numa organização da Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães.

Pelas 18h00, realiza-se a Batalha das Flores, com um percurso que começa no Largo da Mumadona em direcção à Rua de Santo António e Largo do Toural, onde acontece a magia e o colorido do evento que regressa este ano ao cartaz das festas. 

À noite, pelas 21h30, haverá arruada e encontro de tocadores de concertina no, Largo do Toural.

À mesma hora, no Largo de Donães, há noite de fado com António Pinto Basto & Raquel Maria.

Na praça da Plataforma das Artes, na segunda grande noite das Gualterianas, destaque para a actuação da talentosa e promissora Bianca Barros, antecedendo os já afirmados D.A.M.A que estão prontos para contagiar o público com as suas canções a partir das 22h30.  

A única sessão de fogo de artifício realiza-se às 00h30 no Largo Condessa da Mumadona.

O domingo é destinado às solenidades de cariz mais religioso: pelas 12h30, realizam-se as festividades litúrgicas em honra de São Gualter, na Igreja de São Francisco, numa organização da Irmandade de São Gualter. À tarde, a partir das 18h00, sai às ruas de Guimarães a majestosa procissão de São Gualter que tem início no Largo da Fonte Santa, em Urgezes, pelas 17h30. 

Ainda no domingo, a partir das 9h00, há desfile e concentração de Grupos de Bombos nas ruas da Cidade, onde às 10h30 terá lugar o XX Desfile de Charretes Antigas.

 

 

Marcações: Festas Gualterianas

Imprimir Email