«Um tesouro» que imortaliza a reconstrução da Praça de Touros em Guimarães

"É uma espécie de tesouro de família, mas que revela o amor de um vimaranense à sua terra". É assim que a filha de João Gualdino Pereira (1923-1991) descreve o espólio fotográfico que o pai zelosamente conservou e que permite imortalizar com o poder das imagens o feito da comunidade vimaranense que em cinco dias reergueu a Praça de Touros, no ano de 1947.

"O meu pai era louco por Guimarães, por fazer fotografias de Guimarães, das ruas, das pessoas", acrescentou, comovida, Maria Madalena Pereira, durante a inauguração da exposição organizada pela Muralha, ao lado do irmão mais novo, José Abílio de Oliveira Pereira.

"Além de gostar da cidade de Guimarães, ele sentia intensamente tudo o que dizia respeito à Cidade, num tempo que não era o actual, em que existiam muitas limitações. Ele era um homem inteligente e criativo, aglutinador de vontades e que tinha uma grande capacidade para unir e aproximar as pessoas", comentou o filho, partilhando com a irmã a memória de o ver "sempre, sempre, sempre... com a máquina fotográfica a tiracolo".

"Era apaixonado pela fotografia. Ele até chegou a colorir com aguarela as fotografias a preto-e-branco, com uma técnica que só ele sabia", prosseguiu a filha, visivelmente emocionada com a possibilidade que a exposição oferece de partilhar com a comunidade o "tesouro de família".

"Onde ele estiver, lá em cima... está a fazer uma festa", disse, sorrindo, lembrando também o irmão que está ausente no Brasil, mas que tem acompanhado este processo de divulgação do álbum que contém mais de duas centenas de fotografias sobre a reconstrução da Praça de Touros.

"Aqueles que nós amamos não desaparecem, ficam invisíveis. Este é um momento que serve também para celebrar a paixão pela fotografia. Ele era um fotógrafo amador, um autodidata. Estamos satisfeitos com a presença dos registos captados pela sua sensibilidade, pelo olhar da sua lente... neste lugar tão tranquilo, por ocasião das Gualterianas", observou o irmão Abílio, empresário em Amarante, mas que não faltou à inauguração da exposição fotográfica que presta tributo às capacidades do pai, um reputado "debuxador" que tinha frequentado e concluído o Curso Geral de Comércio na Escola Francisco de Holanda.

Em 1947, João Gualdino Pereira tinha 23 anos e sentiu a necessidade de documentar o gesto comunitário, da reconstrução, em cinco dias, da Praça de Touros que acolheria corridas a 2 e 3 de Agosto daquele ano, integradas nas Festas Gualterianas.

O fotógrafo amador vimaranense, nascido na freguesia de Fermentões, construiu a partir das suas imagens um álbum fotográfico que legendou para memória futura com cuidado e esmero.

Casou com Maria do Céu Soares de Oliveira Pereira. Os três filhos, António Gualberto de Oliveira Pereira, Maria Madalena de Oliveira Pereira e José Abílio de Oliveira Pereira conservaram esse álbum como uma jóia de família.

 

Marcações: Festas Gualterianas, exposição da Muralha

Imprimir Email