Eurodeputada socialista Isabel Carvalhais reuniu com entidades locais

A eurodeputada socialista Isabel Carvalhais visitou, esta sexta-feira, Guimarães. A representante do PS no Parlamento Europeu esteve presente em reuniões de trabalho com a CIM do Ave, Sol do Ave, Probasto e com o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. 

No final da reunião, ao Grupo Santiago, Isabel Carvalhais destacou a importância do acompanhamento do trabalho desenvolvido por quem coloca os projectos no território. "Esta é uma auscultação que me sinto na obrigação de fazer, como deputada ao parlamento europeu, junto de entidades relevantes na coesão do território e no desenvolvimento social e rural.  

Estou neste momento com um relatório europeu que se prende com a visão a longo termo para o mundo rural. Reunir-me com estas instituições é importante no sentido de perceber como os agentes locais, que lidam directamente com as populações na organização e na implementação de projectos sociais, perspectivam as mudanças, como se posicionam e quais as dificuldades. É fundamental que quem está nos territórios se sinta apropriado nos processos de decisão e isso é fundamental para o sucesso e para implementação dos projectos comunitários", disse. 

A eurodeputada fez ainda um balanço "extremamente positivo" da reunião, deixando elogios às instituições presentes. "Ao longo de 30 anos, tem sido inúmeros os projectos implementados por estas instituições, que têm feito toda a diferença na capacitação do mundo rural. Isto significa um apoio a projectos, muitas das vezes envolvendo as mulheres, que são mais afectadas pelo desemprego e vulnerabilidade social. Estas entidades têm sido responsáveis pela criação de muitos postos de trabalho e de muitos projectos envolvendo mulheres e jovens, ou seja, são fundamentais no combate aos despovoamento", concluiu.

A visita de Isabel Carvalhais terminou com uma passagem pela horta pedagógica.

Marcações: CIM do Ave, Isabel Carvalhais, eurodeputada socialista, Probasto

Imprimir Email