Bruno Fernandes alerta para «drama da falta de creches e berçários» em Guimarães

O Vereador do PSD, Bruno Fernandes, alertou a maioria socialista para o que classificou de "drama da falta de creches e berçários", em Guimarães.

Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, o representante social-democrata sublinhou que "as respostas existentes são apenas oriundas do sector social", considerando que o Município "deve pressionar organizações como a Segurança Social" para o desenvolvimento de projectos para o reforço deste tipo de valências. “Há muitos casais desesperados por não saberem onde vão colocar os seus filhos quando nascerem, porque precisam de ter respostas entre os cinco meses e os três anos”.

Na reacção, o Presidente da Câmara realçou: "tenho dito que é preciso uma creche em cada freguesia, ou seja, uma casa social, com outras valências, nomeadamente o apoio domiciliário". 

A Vereadora do Departamento de Acção Social salientou que a Autarquia efectuou um diagnóstico da situação e há vários projectos de instituições para ampliação de instalações, estando a aguardar a abertura de programas para apresentarem as suas candidaturas. "Vai aumentar o número de lugares em creches e em berçários", indicou Paula Oliveira. "Estamos a fazer um trabalho articulado com a Segurança Social para o reforço da resposta em creches e educação pré-escolar", acrescentou.

O Presidente da Câmara sublinhou que o Município trabalhará em conjunto "com as juntas de freguesia e com as Instituições Particulares de Segurança Social para dar uma resposta pró-activa. Conjugando todos os instrumentos financeiros, criando uma acção ainda mais pró-activa para corresponder às necessidade dos pais, com uma resposta de proximidade". "Teremos de contar com os instrumentos financeiros do Governo", advertiu Domingos Bragança.

Marcações: reunião executivo, crechese berçários

Imprimir Email