Conselho Geral recomendou reflexão estratégica à Fundação Cidade de Guimarães

O Conselho Geral recomendou ao Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães que promova uma reflexão estratégica com vista a adoptar práticas que permitam uma ligação reforçada entre Guimarães 2012 e os agentes culturais, económicos e sociais locais. O Conselho Geral recomendou ao Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães que promova uma reflexão estratégica com vista a adoptar práticas que permitam uma ligação reforçada entre Guimarães 2012 e os agentes culturais, económicos e sociais de Guimarães e da região, que procure melhorar a articulação com o Ministério da Cultura e que faça o necessário para projectar de forma continuada e activa, nacional e internacionalmente, a Capital Europeia da Cultura. Esta foi uma das conclusões da reunião realizada ontem, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Numa outra recomendação, o Conselho Geral solicitou ao Conselho de Administração da Fundação que preste especial atenção aos temas da comunicação e do envolvimento da cidade e das suas instituições e defendeu que “compete à Fundação e às entidades que a instituíram, a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, cooperarem no sentido de assegurarem uma adequada audição de todos os interessados nas orientações da Capital da Cultura”. Neste particular, preconizou que seja “estreitada a cooperação entre a Fundação e a Câmara, nomeadamente através da Vereadora da Cultura”.

Na mesma sessão, o Conselho Geral debruçou-se sobre o actual momento de preparação do evento a nove meses da sua abertura, considerando-o “particularmente exigente”, tendo notado que “a crise económica, financeira e política do País pode criar dificuldades suplementares e consideráveis ao desenvolvimento do projecto”. Nesse sentido, o Conselho presidido por Jorge Sampaio defendeu o “reforço da coesão local como condição para enfrentar o momento complexo que a Guimarães 2012 atravessa” e como forma de “garantir a adesão e apoio da comunidade vimaranense à Capital Europeia da Cultura 2012”.

O Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães aprovou ainda, por unanimidade, o Relatório de Actividades e Contas relativo ao exercício de 2010, proposto pelo Conselho de Administração,  juntamente com o Parecer do Conselho Fiscal e a Certificação Legal de Contas.

Marcações: Cultura

Imprimir Email