Taipas comemora 83 anos da sua elevação a Vila

As Caldas das Taipas assinalam esta segunda-feira mais um aniversário da sua elevação à categoria de vila. É uma distinção com 83 anos. O Presidente da Junta de Caldelas, Luís Soares, fala de um "dia especial" que assinala "o reconhecimento do Estado português de uma povoação com um estatuto de vila e que em 1940 correspondia a um reconhecimento pelos serviços existentes, nomeadamente termais e turísticos para além de diversos serviços".

83 anos volvidos, as Taipas é uma vila "distinta no norte do concelho de Guimarães e as condições que a distinguem "estão renovadas".
Neste dia de festa, a Assembleia de Freguesia de Caldelas reúne em sessão extraordinária para assinalar a efeméride e distinguir duas instituições locais, como são o Clube de Caçadores das Taipas que comemora o seu centenário e a Escola EB 2,3 pelos seus 50 anos. Instituições que receberão a Medalha de Honra da freguesia.
No dia em que assinala os 83 anos da sua elevação à categoria de Vila, as Taipas continuam apostadas em fazer mais e melhor. Luís Soares fala de uma "ambição muito positiva".
"Há enraizada nesta comunidade a ideia de que as Taipas têm potencial para ter um desenvolvimento superior. Nos últimos anos temos conseguido que o Município tenha feito investimento na nossa freguesia mas é bom que neste dia Guimarães possa reflectir com as Taipas que caminho quer seguir para futuro porque essa é uma reflexão fundamental para que Guimarães possa ter um concelho forte", afirmou.

E numa vila que brevemente terá o centro cívico requalificado, existem outros projectos para continuar uma política de desenvolvimento das Taipas.
"Temos realizado um bom trabalho ao nível do desenvolvimento sustentável e queremos continuar a requalificar os nossos recursos ambientais e hídricos, nomeadamente o Rio Ave. Mas é preciso continuar a reparar o espaço urbano alargado que há anos merecem uma atenção por parte do Município e, portanto, a recuperação urbana não pode parar pelo centro cívico", acrescentou.

A sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Caldelas está marcada para o auditório da Escola Básica de Caldas das Taipas, com início às 21h30.


Marcações: Taipas, vila, 83 anos

Imprimir Email