DRCN diz que não há verba para a obra do telhado da igreja do Mosteiro da Costa



É um revés no processo da reparação da cobertura da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa. Depois de alcançado o acordo com entidades oficiais para a realização da obra, surge a informação da Direcção Regional de Cultura do Norte da "inexistência de verba" para a referida intervenção. Uma informação transmitida em Novembro no mesmo ofício, em que a mesma Direcção regional de Cultura do Norte afirma ter sido detectado "um agravamento generalizado e preocupante do conjunto, ocorrendo situações que fazem temer pela segurança, quer do património em causa, quer dos utentes do imóvel”, reconhecendo que em resultado desta situação existe “(…) risco elevado com perigo de perda patrimonial (das
peças mais relevantes), ou mesmo risco de segurança para as pessoas".

A Comissão constituída no âmbito da Assembleia de Freguesia da Costa manifesta "perplexidade" com este mais recente desenvolvimento do processo, sublinhando "não restarem dúvidas sobre a responsabilidade na omissão de uma intervenção que é urgente".
Em comunicado assinado pelo Presidente da Assembleia de Freguesia da Costa, refere-se estar em causa um património classificado de Guimarães e que se aguarda "explicação para esta conclusão inesperada, ao arrepio da decisão da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e de todas garantias dadas durante meses de conversações".

A terminar o comunicado, é reiterado o "compromisso desta Comissão é fazer uso das derradeiras acções que possam desbloquear uma solução no âmbito institucional. Para evitar que seja um desastre com o risco de vidas humanas a resolver o assunto".


Marcações: igreja, obra , DRCN, telhado, Mosteiro da Costa

Imprimir Email