Junta procura autor da destruição de cruzeiro na freguesia de Pinheiro

O cruzeiro existente junto ao cemitério da freguesia de Pinheiro foi derrubado, sem que o autor tenha sido identificado, suspeitando-se que a situação tenha resultado de uma manobra efectuada pelo condutor de um veículo pesado de mercadorias.

A peça de arquitectura religiosa foi encontrada completamente destruída no passado dia 10, ao início da tarde.

Contactado pelo Grupo Santiago, o Presidente da Junta de Pinheiro confirmou que, nesse dia, foi informado que o "cruzeiro estava no chão" por um morador da freguesia que se apercebeu da situação. Domingos Peixoto acrescentou que a situação foi participada à GNR de Guimarães, tendo os militares ido ao local inteirar-se dos pormenores da ocorrência.

"Tudo indica que terá sido um acidente. O condutor de um camião ao fazer uma manobra no largo fronteiro ao cemitério terá derrubado o cruzeiro. Não deixaram nenhuma informação, nem avisaram ninguém", apontou o Autarca que tem procurado obter informações para auxiliar as autoridades no sentido de serem apuradas responsabilidades e identificação da autoria. "Tivemos a informação que nesse dia, um pouco antes do cruzeiro aparecer destruído, um veículo pesado de mercadorias andava na rua principal. O condutor pediu informações para se dirigir a uma empresa situada em Tabuadelo. Com base nessa informação, estamos a tentar apurar os dados possíveis. O camião certamente ficou com as marcas do acidente", observou o Presidente da Junta de Pinheiro, ao recordar que este cruzeiro foi colocado há cerca de uma dezena de anos após o anterior ter sido igualmente derrubado por um veículo pesado de mercadorias.

A peça de arquitectura religiosa mais antiga foi recuperada e colocada nas imediações da igreja paroquial. O cruzeiro novo que foi instalado junto ao cemitério da freguesia está agora derrubado, esperando-se que seja identificado o autor do suposto acidente.

 

Marcações: Junta de Freguesia de Pinheiro, cruzeiro destruído

Imprimir Email