Greve dos professores que fechou escolas em Guimarães vai continuar


As três escolas do Agrupamento de Escolas João de Meira estão encerradas esta quarta-feira devido à adesão dos funcionários à greve nacional de todos os

trabalhadores não docentes, que exercem a sua actividade profissional no sector da Educação. Assim, a EB 2, 3 João de Meira, a EB 1 de São Roque e a EB 1 de Oliveira do Castelo estão encerradas.

De acordo com informações recolhidas pelo Grupo Santiago, a adesão à greve de cerca de 90 por cento dos funcionários da EB 2, 3 das Caldas das Taipas determinou o condicionamento das atividades naquele estabelecimento de ensino, mas a escola não encerrou.

A greve foi convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.TO.P.). A paralisação abrange assistentes operacionais, assistentes técnicos e psicólogos escolares.
No pré-aviso, o STOP indica que "todos os profissionais de educação (incluindo o pessoal não docente) têm sido desconsiderados nos seus direitos, traduzindo-se numa maior desvalorização, desmotivação e exaustão destes profissionais essenciais, o que prejudica também as nossas crianças e jovens".

No âmbito do mesmo protesto, docentes da Escola EB 2,3 Gil Vicente associaram-se à luta nacional de professores, concentrando-se esta manhã no exterior do estabelecimento de ensino antes do início das aulas. Um protesto que vão manter nos mesmos moldes durante esta semana.
Na EB 2,3 de Briteiros também houve professores que aderiram ao protesto esta quarta-feira, condicionando os primeiros tempos das actividades lectivas.

Em relação a esta greve a Câmara Municipal refere que a adesão relativa ao pessoal não docente foi, no total, de 6,47%, verificando-se que o nível mais elevado de adesão foi no Agrupamento de Escolas João de Meira, em virtude do encerramento das três escolas do referido agrupamento.


Marcações: greve professores

Imprimir Email