Crianças e jovens querem uma voz activa nas decisões

No âmbito do Dia Mundial da Criança, a UNICEF apresentou esta sexta-feira, em Guimarães, os resultados da campanha “Tenho Voto na Matéria”, na sequência de Guimarães ser um dos concelhos em Portugal com maior expressão na consulta pública a crianças e jovens.

 Esta consulta pública foi lançada junto de crianças e jovens de todo o país, para saber o que pensam sobre as comunidades onde vivem e como gostariam de ser ouvidos, a nível local.

De acordo com o referido estudo, que envolveu 9.300 crianças, 75,3%  dos inquiridos afirma que nunca ou raramente foram ouvidos sobre as suas opiniões e 80% acreditam que a sua opinião não influenciou a decisão nas comunidades. 

Esta inciativa está inserida na campanha «Uma Cidade Amiga das Crianças», que defende e promove os direitos de todas as crianças no seu território, produzindo resultados concretos e positivos nas suas vidas e promovendo o envolvimento activo dos cidadãos mais jovens na comunidade, de acordo com a directora executiva da UNICEF Portugal. "É importante que estes processos continuem com um sentido crítico para fazer as coisas acontecer", apontou Beatriz Imperatori.

Mais de 50 municípios têm colaborado com a UNICEF Portugal no desenvolvimento de planos de ação para a infância e adolescência e 12 municípios foram já reconhecidos como Cidades Amigas das Crianças. Paula Oliveira, Vereadora da Acção Social, recorda que mais de 500 crianças de Guimarães participaram na campanha “Tenho Voto na Matéria” e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo município. "Vamos continuar a trabalhar para que as crianças tenham voz e sigam felizes no território vimaranense", afirmou Paula Oliveira.

O presidente da Câmara, Domingos Braganças, sublinhou que tem de se envolver a comunidade educativa para "fazer as coisas acontecerem". "Daí o laboratório ProChild seja fundamental, pois traz ligações com outras entidades e traz projectos", recordou.

Após a apresentação do estudo, os órgão de decisão do município de Guimarães foram confrontados pelas questões de crianças e jovens vimaranenses.

 

Marcações: crianças, UNICEF, Tenho Voto na Matéria

Imprimir Email