Combater o medo das crianças. Tradição retomada em Candoso S. Martinho



Em Candoso S. Martinho no próximo fim-de-semana há festas em honra de S. Bartolomeu. Os festejos são retomados este ano depois da interrupção imposta pela pandemia.

A organização das festas deste ano não foi fácil, mas Marta Abreu salienta a importância de preservar tradições que identificam a comunidade de Candoso S. Martinho.
"Desde que nasci e cresci sempre se realizou a festa. Não foi fácil organizar as festas mas conseguimos, graças ao esforço desenvolvido pela Comissão e com a ajuda de amigos e da população. Isto é muito importante para que não se perca esta tradição", afirmou.

De acordo com a tradição, em dia de S. Bartolomeu combate-se o medo das crianças, cumprindo um ritual ancestral.
"As pessoas vão com as crianças que levam pão para os animais e dão três voltas à Capela. Pegam na foto do Santo que se encontra no interior da Capela e colocam-no na cabeça da criança e fazem o seu pedido e as suas orações".

Apesar da voragem dos tempos, Marta Abreu diz que ainda são muitos os devotos de S. Bartolomeu e os que se deslocam a Candoso S. Martinho para participar na festa.
"Ainda há muita gente que acredita e as festas servem para transmitir esta tradição aos mais novos e, ao mesmo tempo, ter orgulho nas nossas raízes", sublinhou.

De acordo com o programa, sábado, às 14h00 há animação com o grupo de bombos «Rebimba o malho» e, pelas 16h00, a tradicional corrida das crianças. Às 21h30 actua o rancho Folclórico de Candoso S. Martinho, seguindo-se, pelas 23h00, o espectáculo «O rapaz do chapéu».
Domingo, pelas 11h00, há missa seguida de procissão.


Marcações: Festas , S. Bartolomeu, crianças, Candoso S. Martinho, medo

Imprimir Email