VÍDEO: Perfumes e afectos no jardim multisensorial que está a nascer na EB1/JI da Senhora da Conceição

Um jardim multisensorial está a nascer no recinto da Escola do 1º ciclo do ensino básico e jardim infância de Nossa Senhora da Conceição, do Agrupamento de Escolas Fernando Távora.

Pioneiro e inovador, o projecto está a ser implementado por um grupo de 10 estudantes de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Estudos Superiores de Fafe. "Abraçamos este projecto, cujo tema é «A Escola Criativa», inserido num projeto de Inovação Educacional - Fenómeno Fénix, que visa uma articulação entre todas as unidades curriculares didácticas, que compõem o nosso semestre", começou por enquadrar Joana Silva, porta-voz do grupo, explicando que o tema do projecto foi proposto pela coordenadora do mestrado Dulce Noronha. "Trata-se de um projeto de investigação-ação, porque além de todo o trabalho de pesquisa que realizamos, vamos implementá-lo, intervindo no espaço", esclareceu, entusiasmada, agradecendo o acolhimento proporcionado pela EB 1/JI de Nossa Senhora da Conceição.

A intervenção abrange uma área de cerca de 500 metros quadrados que será usada pela comunidade escolar, em contextos de aprendizagem e na exploração de actividades lúdicas. "Vamos transformá-lo num espaço com múltiplos territórios, dos quais: a horta perfumada, a cozinha de lama, a fonte de água, o banco dos afetos, jogos lúdicos, uma mesa de refeições, um circuito motor, música, canto da leitura, elementos sensoriais, reciclagem, entre outros, adornados com vasos decorativos cheios de cor, flores, o cheiro da natureza. Será um verdadeiro jardim multisensorial", enumerou Joana Silva, ao realçar que será "um território que permitirá ensinar as crianças, ao ar livre, fora do contexto sala de aula, abrindo as portas a uma escola moderna, onde todos adquirem e consolidam aprendizagens e desenvolvem competências múltiplas".

O jardim multisensorial começou a ganhar contornos no início desta semana, envolvendo os alunos da EB1/JI de Nossa Senhora da Conceição no processo de construção com a supervisão dos professores. "Fizeram pinturas e utilizaram ferramentas como a enxada e a pá", observou a Coordenadora daquela escola, Maria José Pinto, ao justificar que o estabelecimento de ensino, desde a sua criação, procurou estar sempre na vanguarda das práticas pedagógicas, apostando nas experiências de ensino não formais. "É um projecto que valoriza o território educativo, que envolve e que estimula os nossos alunos", referiu, congratulando-se com a iniciativa e com a dedicação das jovens que estão na origem deste projecto. "É algo inovador e que mereceu o apoio do Agrupamento e da Câmara Municipal que, através da Vereadora da Educação que é muito sensível a estas abordagens, já manifestou a disponibilidade em colaborar com os materiais necessários para que o jardim multisensorial seja concretizado no recinto escolar", assinalou a responsável.

O Director do Agrupamento de Escolas Fernando Távora realçou a importância do cruzamento de saberes nos estabelecimentos de ensino, destacando que "a escola tem de estar aberta a toda a comunidade". "A participação das forças educativas na dinamização de actividades contribui para o desenvolvimento das crianças. Por isso, estamos receptivos ao envolvimento em projectos de entidades formadoras de professores, porque desta proximidade resultam oportunidades para todos", considerou Fernando Mendes, ao observar que "ensinar é uma das missões mais nobres da sociedade".


Durante as férias da Páscoa, as estudantes de Mestrado vão continuar a construir o jardim multisensorial, num esforço que conjuga a prática com a investigação científica, em torno dos desafios que o ensino enfrenta. "A EB1/JI de Nossa Senhora da Conceição foi a escolhida, pela singularidade da multiculturalidade existente", apontou a porta-voz do grupo, ao caracterizar o desafio que aceitaram integrar no seu percurso académico. A acompanhar Joana Silva nesta aventura pedagógica estão a Ana Rita Martins, Inês Pinto, Inês Marques, Ana Costa, Sandra Lousada, Ana Castro, Marta Vilaça, Cátia Freitas e Viviana Lobo.

Marcações: EB 1/JI de Nossa Senhora da Conceição, jardim multisensorial

Imprimir Email