VÍDEO: UPA - UMinho de portas abertas mostra oferta educativa com novos cursos da Ciência dos Dados e Engenharia Aeroespacial

A Universidade do Minho está a promover a iniciativa «UPA – UMinho de Portas Abertas», no campus de Azurém. O objectivo é dar a conhecer o que de melhor se produz ao nível do ensino, da investigação e da cultura. Um evento especialmente direccionado a estudantes que vão iniciar o ensino secundário, permitindo-lhes conhecer a oferta educativa da Universidade do Minho. Razão bastante para a sua pertinência, como destaca a professora Marta Ferreira que acompanhou à feira uma turma da Escola Carlos Amarante, de Braga. A docente lembra que "até alunos do 12º ano evidenciam, muitas vezes, dúvidas sobre as suas opções".

A oferta do «UPA – UMinho de Portas Abertas» tem cerca de 60 cursos de licenciaturas e mestrado integrado, incluindo os novos cursos da Ciência dos Dados e de Engenharia Aeroespacial. O Reitor da Universidade do Minho elogia o apoio da Autarquia na disponibilização da antiga Fábrica do Arquinho onde futuramente vão funcionar os dois cursos. Rui Vieira de Castro fala de uma oferta que "está em permanente avaliação e também em transformação. Na verdade, nesta sensibilidade àquilo que são as necessidades da sociedade e da economia, vamos explorando novas possibilidades e nesse sentido a nossa oferta tem agora esses dois novos cursos com grande potencial e com grande futuro".

Com a sua presença, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães pretendeu valorizar a importância da iniciativa da Universidade do Minho. Domingos Bragança realça a importância de uma feira de oferta educativa que ajuda os jovens estudantes a fazerem a sua melhor opção tendo em vista o seu percurso universitário.
"Esta organização da Universidade do Minho é muito importante para o desenvolvimento do Concelho e da sua economia que é cada vez mais forte naquilo que incorpora nos produtos nas muitas diversas áreas do saber. E o objectivo é fazer melhor e fazer aquilo que os outros não fazem e isso é fundamental para a economia e neste caso, particularmente importante para o desenvolvimento da economia do Concelho", salientou.

No «UPA – UMinho de Portas Abertas» os jovens estudantes podem percorrer os stands das Escolas e Institutos da UMinho e aí obter todas as informações que vão de encontro às suas necessidades e interesses. A iniciativa termina este sábado.

Marcações: UMinho, portas abertas, UPA

Imprimir Email