«Moving Kids»: o brinquedo que chega a 2.000 crianças do 4º ano

O Município de Guimarães vai lançar em Dezembro o brinquedo «Moving Kids» e dirige-se a todas as crianças do 4º ano no ensino escolar público do concelho que se estimam em aproximadamente 2.000 no ano letivo de 2021/2022.

Este projecto enquadra-se na missão e objectivos da Associação já que procura valorizar a educação não formal pela promoção da educação artística, lúdica e criativa nas escolas e o envolvimento das crianças na conceção de espaços urbanos adaptados às suas necessidades.

A vereadora da Educação, Adelina Pinto, assumiu na apresentação do brinquedo, realizada esta terça-feira, que Guimarães tem uma "grande preocupação em estimular as crianças" e em "garantir a coesão territorial", defendendo que o novo brinquedo vai "promover a imaginação" e "estimular a criatividade" dos mais pequenos.

Manuel Sarmento, doProChild CoLAB,  sublinhou que este é o primeiro brinquedo com base em ciências sociais, que envolveu quatro áreas científicas na sua concepção. "Foi uma experiência muito rica. Espero que outros municípios possam seguir este exemplo".

A narrativa do brinquedo este a cargo de Pedro Seromenho, que assinalou que o texto comporta "várias temáticas" para que fosse "inclusivo". 

Por último, Manuel Sande e Castro, em representação do Science4you, enalteceu a forma como foi construído o brinquedo, que dá "algo tangível às crianças" quando estiveram tão longe da escola devido à pandemia.

A iniciativa surge no âmbito da atuação do ProChild CoLAB no Município de Guimarães como Território de Aprendizagem e da sua participação ativa no Projeto Educativo Guimarães Cidade de Educação. Este brinquedo foi conceptualizado e desenvolvido pela socióloga Gabriela Trevisan, pela arquiteta Mariana Carvalho e a designer Alexandra Ribeiro do ProChild CoLAB, sob coordenação de Inês Guedes de Oliveira, professora da Universidade de Aveiro e Teresa Freire, professora da Universidade do Minho. 

Marcações: Moving Kids, brinquedo, 4º ano

Imprimir Email