Guimarães viu nascer 404 empresas até Setembro

Nos nove meses deste ano nasceram 404 empresas em Guimarães, o que representa mais oito (+2%) face ao período homólogo de 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Entretanto, ainda segundo o INE, o número de encerramentos de empresas assinalou uma descida considerável, passando das 206 registadas em igual período de 2021 para 11 neste ano de 2022. 

No mês de Setembro do corrente ano criaram-se em Guimarães 46 novas empresas e foram dissolvidas 13. Contabilizando as empresas criadas e as dissolvidas no nono mês do ano, o INE conclui ter havido um saldo positivo de 33. 

Nos nove meses deste ano, criaram-se em Guimarães cerca de 10 novas empresas por semana. 

Os indicadores estatísticos revelam que o comércio (89) e a construção (53) lideram a lista de novas empresas concelhias no corrente ano. 

Os investimentos em actividades ligadas ao comércio (grosso e a retalho) e construção são responsáveis pela constituição de 142 entidades, ou seja, 35,1% das pessoas colectivas criadas até Setembro do corrente ano.

Por outro lado, o Comércio também é o sector mais fustigado pelos encerramentos, com 40 empresas dissolvidas em 2022.

Para além do comércio, construção e da indústria transformadora, que lideram o ranking da criação de empresas, segundo o Instituto Nacional de Estatística, disponível online, na área referente ao concelho de Guimarães, no corrente ano, as outras actividades económicas que registam mais dinamismo estão relacionadas com actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares (46), indústria transformadora (44), alojamento (38) e actividades imobiliárias (26).

Marcações: empresas

Imprimir Email