Aviões F16 sobrevoam Guimarães para comemorar 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul

Esta sexta-feira comemoram-se em Guimarães os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Força Aérea Portuguesa para assinalar o feito dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral em 1922.
Em declarações ao Grupo Santiago, o Juiz da Irmandade da Penha diz que Guimarães foi escolhida para as comemorações por ter na Penha o maior monumento de homenagem ao feito dos dois aviadores portugueses, num dos penedos da montanha.

De acordo com o programa, pelas 10h30 será prestada homenagem póstuma a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, junto à escultura conhecida como Penedo dos Aviadores, obra do escultor José Luís de Pina inaugurada em 1927. Marcarão presença várias individualidades, nomeadamente o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, o Tenente-General Rafael Martins, o Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea e Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha. No final da cerimónia, o Santuário da Penha será sobrevoado por aviões F16.

Ainda esta sexta-feira, às 15h30, será inaugurada a Exposição Itinerante dos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, no Guimarães Shopping. No dia 13, encerra o programa evocativo da efeméride com um concerto da Banda da Força Aérea, às 21h30, no Centro Cultural Vila Flor.

Com início em Lisboa a 30 de Março de 1922, a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul foi finalizada a 17 de junho no Rio de Janeiro ficando para sempre imortalizada por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul e pela utilização de um método inovador de navegação aérea desenvolvido pelos portugueses que por isso se constituiu como um marco da maior relevância, importância e visibilidade para Portugal, para a Marinha e para a Força Aérea.

Marcações: Gago Coutinho, Sacadura Cabral, F16

Imprimir Email