Moreno Teixeira: "Queremos regressar às vitórias e às boas exibições no Bessa"



Moreno Teixeira esteve na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques esta quinta-feira para abordar o jogo com o Boavista, da 27.ª ronda do campeonato, que se realiza esta sexta-feira, pelas 20h30. A deslocação ao Bessa surge num ciclo negativo, com duas derrotas e um empate nas últimas três jornadas.

Como foi a semana de trabalho após o terceiro jogo consecutivo sem vencer e após perder um lugar na tabela?: "A semana foi boa, mais curta que o normal. Começamos por perceber, em vídeo, o que fizemos menos bem no último jogo para depois nos focarmos no encontro com o Boavista. Nos últimos nove jogos, temos cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, por isso o impacto dos últimos três jogos pode não ser tão grande. As épocas são feitas de ciclos, isso é uma das aprendizagens desta época. Não há qualquer alarme pelos três jogos com resultados menos conseguidos. Perder um lugar é outra não questão, porque a avaliação da época é feita apenas no final, aí perceberemos o que fizemos bem e menos bem, o que podemos melhorar para o futuro. Hoje, é importante focarmo-nos no jogo de amanhã."

Que jogo espera?: "É muito difícil a qualquer equipa competir no Bessa, porque além de ser uma boa equipa, com mais qualidade do que noutras épocas, por tradição é difícil jogar naquele estádio. Mas, queremos regressar às vitórias e regressar às boas exibições."

Por onde acha que devem passar as melhorias?: "Mais do que as baixas que temos, porque isso é importante, procuramos passar tranquilidade aos atletas. Não há razões para entrarem em campo com ansiedade. Já provaram ao longo do ano o que valemos como equipa. Talvez não esteja a passar a mensagem ajustada ao momento da época, assumo a responsabilidade. Depois de ver o jogo com o Paços de Ferreira reforcei a ideia de que estávamos muito ansiosos. Se as coisas falharem, a responsabilidade é do treinador. A Administração dá um apoio total, os salários estão em dia, as condições de trabalho são fantásticas, por isso se as coisas não correrem bem a responsabilidade é do treinador."

A lesão de André Amaro…: "O que lhe disse é que estas coisas acontecem. Não podemos dramatizar, o futuro dele não está em risco por esta lesão. Hoje, está melhor o que há um ano, hoje é uma certeza. Temos de lhe passar este conforto e não nos precipitarmos na recuperação, não temos de forçar nada, não podemos estar a pensar em ir ao Europeu. É uma certeza, é um activo do clube. O importante é que possa recuperar com calma."

Ibrahima Bamba volta a estar disponível?: "O Bamba está pronto para este jogo. É o único que está recuperado do grupo de lesionados."

O regresso de Rúben Lameiras às opções no jogo com o Paços de Ferreira...: "Concordo que entrou muito bem. Não foi opção até ao jogo apenas por uma razão, por opção técnica. As decisões são tomadas em função do rendimento e comportamento, não olhamos a estatuto ou idade. O comportamento dele foi sempre exemplar, a ausência foi por opção minha. Conto muito com ele para aquilo que falta até ao final da época. Vai jogar muitas mais vezes se mantiver o nível que exibiu nos minutos em que alinhou no jogo com o Paços de Ferreira. Ele não foi opção e reagiu com trabalho, quis melhorar, não culpou ninguém, quem seguir este caminho, estamos cá para ajudar. Quem se lamentar, culpar o treinar, comigo é que não joga mesmo."

Com o regresso do Bamba, pode voltar ao sistema com três defesas?: "Não escondo que a equipa se sente mais confortável com esse sistema. Tendo o Bamba, temos mais conforto porque é um jogador que está identificado com a posição. O que queria mesmo era ter todo o grupo disponível, para ter mais boas dores de cabeça. Estamos mais perto de ter todos os jogadores recuperados."


Marcações: Vitória Sport Clube, Moreno Teixeira

Imprimir Email