Nuno Leite categórico: "O Moreno é o treinador do mandato"


Na entrevista concedida esta semana ao Desportivo de Guimarães, Nuno Leite falou de Moreno Teixeira para deixar rasgados elogios ao treinador. O vice-presidente do Vitória diz mesmo que o vimaranense é o treinador para o mandato e para o projecto que está em marcha.

A aposta no Moreno está a revelar-se acertada?

Não temos sobre isso qualquer tipo de dúvidas. O Moreno é um treinador da casa, um treinador que sofre pelo Vitória tanto ou mais que muitos de nós. É alguém que não tem tido pejo nenhum em lançar um conjunto de jovens fundamentais para o projecto do Vitória e que ajudem o clube a sair do estado em que está. É alguém que tem sido perseguido pelo facto de não ter o Curso de Nível IV, a questão das multas...
O Vitória está a tentar ajudá-lo a alcançar essa competência?
O Vitória ajudará sempre os seus activos, mas o Moreno ainda não tem o curso porque não criam as condições para que eles sejam feitos. Nós acreditamos no Moreno para o Vitória e para o futebol português. Estes últimos meses mostram a quantidade de jogadores que ele tem lançado para a ribalta do futebol português. O Zé Carlos, o André Amaro... Em Junho acreditavam que o Amaro, em Dezembro deste ano, estaria como internacional sub-21 e titularíssimo do Vitória? Quem é que muito fez por isso? O Moreno. Incomoda-nos que haja este ruído em volta dele. O trabalho está à vista de todos.
Do ponto de vista dos resultados, está eventualmente a superar o que era expectável, até porque este é um projecto de ruptura?
Não tenho dúvidas. Houve uma fase em que as coisas correram menos bem e quando fomos a Braga diziam que íamos trazer um saco cheio, mas ele lançou sem problema algum o Zé Carlos, o Tounkara... Merecíamos ter ganho esse jogo e acabamos por perder fora de horas. Sempre acreditamos no Moreno, é claramente a escolha acertada.
O futebol é demasiado volátil e dinâmico, mas em condições normais é um treinador para as próximas épocas do Vitória?
No futebol nunca podemos ter essas certezas, mas a nossa intenção é que seja o treinador do nosso mandato. Estão lá todas as qualidades que vejo num treinador para o Vitória. E acredito que chegará muito longe, pode aspirar a outras ambições, ainda que o Vitória para ele seja seguramente sempre um clube grande.
Não é um treinador que de momento entre na determinística dos resultados?
Não. Este é o treinador do nosso projecto e do nosso mandato.


Imprimir Email