Alta velocidade:"Braga está cada vez mais a reforçar a sua centralidade e Guimarães a perder", alertou Vereador do PSD

O Vereador do PSD, Ricardo Araújo, considera que o traçado de alta velocidade "não corresponde às expectativas de Guimarães", ao referir-se à localização da nova estação da ligação Porto - Vigo.

O representante social-democrata levantou o assunto no período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo vimaranense, tendo questionado o Presidente da Câmara sobre o que está a pensar fazer para defender os interesses de Guimarães. "Braga está cada vez mais a reforçar a sua centralidade e Guimarães a perder, a desviar-se da mesma", afirmou o vereador, ao dar conta que a nova estação ficará situada na zona noroeste do concelho de Braga, insistindo na necessidade de "defender que a estação da alta velocidade seja construída no triângulo Braga, Guimarães, Famalicão". "Essa é a melhor solução para Guimarães, para a região e para o País. Não é uma questão de querer que seja em Guimarães, tem é que ser uma localização que sirva igualmente Braga, Guimarães e Famalicão. É aqui que estão localizados os maiores pólos populacionais, empresariais e industriais. É fundamental para o desenvolvimento e futuro de Guimarães. É uma das decisões mais importantes desta década", realçou, considerando que "o PS e o Presidente da Câmara estão a demonstrar uma incapacidade junto do Governo de fazer valer esta pretensão". "Não é uma questão de bairrismo, mas de racionalidade de investimento público", afiançou, vincando que a localização prevista para a estação "não corresponde aos interesses de Guimarães" e mostrando-se disponível para ajudar o Presidente da Cãmara e o Governo para que seja encontrada a melhor localização neste triângulo". Para tal, sustentou: "O Presidente da Câmara tem de ter uma voz activa e o PS deve assumir responsabilidades. É uma luta de Guimarães na defesa dos interesses de Guimarães."

"No traçado, a localização da nova estação está prevista para a zona noroeste da Cidade de Braga. Na zona mais distante de Guimarães. Com este traçado e com esta localização, Braga está cada vez mais no eixo central das ligações ferroviárias e Guimarães numa posição mais distante. Esta decisão põe à evidência o reforço da centralidade de Braga face a um progressivo distanciamento e afastamento de Guimarães", analisou Ricardo Araújo, ao observar que "a decisão é fundamental para o transporte de passageiros, mas também para a competitividade do ponto de vista económico e empresarial". "Com o que está previsto, Braga está cada vez mais a reforçar a sua centralidade e Guimarães a perder e a desviar-se da mesma", argumentou, ao indicar que a melhor solução tem de ter em consideração a região, numa zona que possa servir os principais focos populacionais, empresariais e industriais. A CIM do Ave ficará melhor servida se a localização for neste triângulo".

 

Marcações: alta velocidade, reuniao do executivo vimaranense

Imprimir Email