Álbum do guitarrista Manuel de Oliveira distinguido com o Prémio Carlos Paredes 2023

O álbum «Ibéria 20/22», do guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira, foi distinguido com o prémio Carlos Paredes 2023.

De acordo com o juri, “não existem temas no disco, como se diz, isto é, Portugal, e outros temas em que se diz, isto é, Espanha. Nós conseguimos ver quer num caso quer no outro, de repente não é só a Ibéria, é a Ibéria como entidade hospedeira de uma universalidade”.
«Ibéria 20|22» representa “um processo “que "já teve um primeiro disco”, mostrando o segundo “a pertinência desta pessoa em não se ficar só na superfície”, que “anda a trabalhar há 20 anos”.
O prémio foi atribuído a Manuel de Oliveira, em ex-aequo com outro premiado, o músico Carlos Alberto Moniz com o disco «Por esse mar abaixo».
Os jurados referiram ainda “o paralelismo entre os discos, classificados como históricos", acrescentando que “a sua repetição é impossível"".
Ibéria 20/22 é um "novo encontro" com Jorge Pardo e Carles Benavent, músicos históricos do flamenco-jazz, fundadores do sexteto de Paco de Lucía. Conta com oito novas composições que reflectem a profunda cumplicidade entre os três artistas, que se juntaram em 2002 na gravação do primeiro álbum de Manuel de Oliveira e desde então, ao longo de mais de 20 continuam unidos por uma latinidade mediterrânea, enquanto identidade, e uma admiração e amizade que continuamente os convoca a este lugar.

Em 2022 o projecto Ibéria estreou-se ainda no formato sinfónico, com um concerto que recria 11 obras para orquestra sinfónica, das cerca de 40 criadas no âmbito deste projecto. A estreia teve lugar na edição do Guimarães Jazz 2022 com a Orquestra de Guimarães e re-editado em Coimbra no Convento de São Francisco, com a Orquestra Clássica do Centro, em Janeiro de 2023.
Tendo-se apresentado recentemente no Festival «Dias do Jazz», nas Caldas da Rainha, o projecto continuará em digressão em 2024, estando previstas para Portugal mais duas edições com orquestra sinfónica ainda este ano.
O próximo encontro será já no próximo dia 4 de Maio na Casa das Artes de Famalicão, em formato quinteto, com Jorge Pardo, Carles Benavent, Miguel Veras na 2ª guitarra e Joaquim (Quiné) Teles na percussão.


Marcações: Manuel de Oliveira, Ibéria 20/22

Imprimir Email