Visitas ao Castelo gratuitas enquanto prosseguem obras no adarve

As visitas ao Castelo de Guimarães são gratuitas enquanto prosseguem as obras no adarve do monumento. 

"As pessoas não têm acesso ao adarve nem ao centro de interpretação, mas também não quisemos fechar o Castelo. Portanto, optamos por permitir que as pessoas entrem no castelo, vejam a praça de armas e vejam a Torre de Menagem", apontou Isabel Fernandes, Directora do Paço dos Duques de Bragança e do Museu de Alberto Sampaio. 

Recorde-se que a Direcção Regional de Cultura do Norte esclareceu que o acesso ao adarve do Castelo de Guimarães (zona de passeio sobre as muralhas) apenas será possível quando estiverem reunidas as condições de segurança. No entanto, ainda não há previsão para a conclusão da anunciada intervenção que prevê a instalação de um novo sistema de segurança.

Entretanto, durante o período das Festas da Cidade e Gualterianas, a cidade encheu de turistas. Um momento aproveitado pelos equipamentos culturais ao serviço da Direcção Regional de Cultura do Norte. "Os equipamentos não estão ligadas directamente às Gualterianas, mas vemos um movimento intenso na cidade e recebemos muita gente nos equipamentos, concretamente o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e o Museu de Alberto Sampaio", acrescenta.

Ainda segundo a responsável, os equipamentos viram alterar a tendência do tipo de nacionalidade que visitam os monumentos. "Normalmente, os equipamentos recebem mais visitas de pessoas nacionais, com uma média a rondar os 60% de portugueses e os restantes 40% de estrangeiros. Neste momento, a realidade está invertida, com a maioria das entradas a ser de estrangeiros. O país está na moda e nós também subimos os números", refere. 

Assim, as expectativas para o mês de Agosto são "boas", embora ainda a baixo dos valores de 2019. "Estão a aproximar de 2019 e por essa razão as perspectivas são boas", afirma Isabel Fernandes.   

Marcações: Castelo

Imprimir Email