«Lições Iluminadas» a partir desta quinta-feira no CIAJG e na Casa da Memória de Guimarães

A partir desta quinta-feira, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães e a Casa da Memória de Guimarães vão apresentar os resultados dos projectos artísticos  desenvolvidos pelo serviço de Educação e Mediação Cultural d'A Oficina, juntamente com os 14 agrupamentos escolares do concelho, podendo ser visitados gratuitamente.  

"Lições Iluminadas" é um projecto artístico que "procura unir e colocar em diálogo o lugar da Escola com o lugar do Museu, para gerar novos espaços de pensamento e experiência, tendo contado com a participação de 303 crianças e 14 professores/as nesta sua 4ª edição". 

Já a exposição “Pergunta ao Tempo” resulta de um processo de investigação e de criação artística sobre o património local, desenvolvido ao longo do presente ano letivo, podendo ser visitada na CDMG.

Nesta 7ª edição participaram 286 crianças e 14 professores/as dos 14 agrupamentos de escolas de Guimarães. 

"Enquanto projecto artístico que se faz a partir de um museu, a experimentação na relação com a sensibilidade estética da criança é a base estrutural do "Lições Iluminadas". Estreitam-se assim relações entre o mundo real, o mundo sensível, a criança e, consequentemente, a linguagem artística e os objetos museológicos. Concretizada em 2022-2023, a 4ª edição do "Lições Iluminadas" – subintitulada ‘O Passeio’ – foi construída através de um processo criativo contínuo com 14 turmas de crianças do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB) de escolas do concelho de Guimarães", refere A Oficina em comunicado. 

A presente edição deste projecto, coordenada por João Lopes e com direcção criativa de Luísa Abreu, desenrolou-se com visitas à colecção permanente do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e oficinas no espaço da sala de aula de cada uma das escolas, transformado especialmente para estes momentos. Todo o processo resultante é agora exibido numa exposição coletiva no Centro Internacional das Artes José de Guimarães. 

O projecto artístico “Pergunta ao Tempo” procura inspirar a descoberta de elementos patrimoniais locais, para a reinterpretação de cada um dos núcleos expositivos permanentes da Casa da Memória.  Ao longo de um ano letivo, desenvolvem-se estratégias criativas de pesquisa, recolha e documentação do património cultural do território, na sua materialidade e imaterialidade, numa relação de proximidade com crianças, famílias, professores e comunidade local.  

Nesta que foi a sua 7ª edição participaram 14 turmas do 4º ano do 1º CEB, num total de 286 crianças e 14 professores/as, dos mesmos 14 agrupamentos de escolas de Guimarães.  

Desta experiência – com direcção criativa de José Silva e Teresa Arêde e coordenação de Marta Silva –, para além de visitas e oficinas, resulta esta exposição final, com criações que coabitam e dialogam com o próprio espaço museológico da Casa da Memória, que agora inclui os novos núcleos  expositivos respetivos a cada uma das turmas, intitulados ‘Cartografias e Territórios’, ‘Refotografias’, ‘Documentos e Imagens’, ‘Lugar de Filmagem de Guimarães’, ‘Futuros Incompletos’, ‘Utopia e Distopia’, ‘Outros Futuros’, ‘Atlas de Curiosidades’, ‘Fundação da Nacionalidade’, ‘Industrialização do Vale do Ave’, ‘Sociedades Rurais e Festividades’, ‘Contemporaneidade’, ‘Biografias Históricas’ e ‘Memórias e Testemunhos’. 

 

 

Marcações: CIAJG, Casa da Memória de Guimarães

Imprimir Email